Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Futebol Internacional

Real Madrid e Manchester City celebraram o futebol com partida emocionante

Final da Champions League terá confronto entre a fúria do Liverpool e o mistério da equipe espanhola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Serra do Curral, patrimônio ambiental que abraça e aconchega Belo Horizonte, não pode ser ameaçada por interesses econômicos. Neste momento de destruições, temos de celebrar a vida, como faz o pintor Oscar Araripe, com a bela exposição "Flores para Inimá", que ocorre em Belo Horizonte, no Museu Inimá de Paula.

Domingo (8) é dia de celebrar as mães, as presentes e as ausentes. "O que a memória amou se tornou eterno." (Adélia Prado)

No meio da semana, Real Madrid e Manchester City celebraram o futebol, com a vitória emocionante, heroica e, novamente, de virada do time espanhol, como nas partidas contra Chelsea e Paris Saint-Germain e no primeiro jogo contra o Manchester City. No Real Madrid, o surpreendente é o normal.

Jogadores do Real Madrid celebram vitória sobre o Manchester City na semifinal da Champions League - Meng Dingbo - 4.mai.22/Xinhua

Qual será o segredo de tantas e inacreditáveis vitórias? Seria o imenso talento de vários jogadores? A presença de um técnico, Ancelotti, seguro, pragmático e competente? Ou seria a força mental de um clube acostumado a vencer, história que passa a ser incorporada pelos jovens, como Vinicius Junior e Rodrygo, autor de dois gols? Ou seria o acaso, que não tem limites nem explicações? Deve ser tudo isso.

Evidentemente, não foram as substituições feitas por Guardiola que definiram a partida, mas eu e muitos estranhamos a saída no segundo tempo de De Bruyne, que não brilhava, mas jogava bem. Não querendo ser, mas sendo um psicanalista de botequim, embora tenha completado meu curso para exercer a profissão, imagino, desconfio, que Guardiola, mais uma vez, tenha querido mostrar que o Manchester City é uma equipe coletiva, que não depende de apenas um craque.

A celebração do futebol e da vida começou no dia anterior, com a virada espetacular do Liverpool sobre o Villarreal, por 3 a 2. Liverpool e Real Madrid farão a final, no dia 28, em Paris. Além do talento das duas equipes, será o confronto entre a fúria do Liverpool e o mistério, o caos, do Real Madrid.

A celebração do futebol não para. Enquanto o Flamengo, novamente com problemas defensivos, empatava por 2 a 2 com o Talleres, na Argentina, Jorge Jesus, no Rio, assistia à partida e declarava, sem nenhuma ética com o compatriota Paulo Sousa, atual treinador, que quer voltar ao Flamengo e ainda dava prazo até o dia 20 de maio.

Se o Flamengo perder para o Botafogo, não será surpresa o retorno do técnico. Pode dar certo ou fracassar, o que seria a chance de, definitivamente, exorcizar o fantasma do treinador, que amedrontou todos os outros contratados após a saída. Pode ocorrer o contrário, uma onda de solidariedade a Paulo Sousa, que fortaleceria o atual treinador.

A maravilhosa festa da torcida do Fortaleza, com protestos contra o racismo, no empate por 1 a 1 com o River Plate, com uma ótima atuação do time cearense, foi mais uma celebração do futebol e da solidariedade humana.

Domingo é dia também de festa no estádio Independência, com quase todos os ingressos vendidos para o clássico da Série B, entre Cruzeiro e Grêmio. Será uma boa oportunidade para avaliar melhor a qualidade das duas equipes.

O futebol celebra a diversidade, a de que não há uma única maneira de vencer nem de jogar bem. Neste domingo, teremos um futebol de muita estratégia, disciplina tática e posicionamentos bem definidos do Palmeiras, dirigido por Abel Ferreira, um técnico vitorioso, contra o jogo de aproximação, de troca curta de passes, sem posições tão fixas e de mais improvisação do Fluminense, comandado pelo ainda incerto Fernando Diniz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.