Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Neymar deveria agir como Pelé antes da Copa de 1970

Craque era criticado e se preparou como nunca para mostrar que era o eterno rei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tempo de esplendor de um jogador de futebol é variável, por inúmeros motivos físicos, técnicos e emocionais e pela idade. Não há data marcada para o início do declínio.

Ronaldinho Gaúcho foi magistral por pouco tempo, quando ganhou duas vezes seguidas o título de melhor jogador do mundo. O que aconteceu? Dizem que ele renunciou à carreira de atleta. Falam sempre isso quando um craque está em queda.

Ou seria outra razão? Ronaldinho foi espetacular durante dois anos porque encontrou, no Barcelona e na cidade inspirada em Gaudí, as condições ideais para unir a técnica com a fantasia e os efeitos especiais. Os dois anos é que teriam sido atípicos, não o restante da carreira, que foi excelente, mas sem a magia da época de Barcelona.

Na Copa do Mundo do Qatar, veremos muitos veteranos, pela idade e/ou porque são destaques em suas seleções há bastante tempo, como Thiago Silva, Daniel Alves e Neymar, no Brasil, Pepe e Cristiano Ronaldo, em Portugal, Messi, na Argentina, Busquets, na Espanha, Müller e Neuer, na Alemanha, todos em condição de brilhar.

Neymar vai jogar a Copa perto de completar 31 anos - Issei Kato - 6.jun.22/Reuters

Quando um veterano falha em dois ou três jogos, logo o rotulam de acabado, mesmo havendo outras razões para os erros. Se Thiago Silva e Daniel Alves não forem muito bem na Copa e o Brasil perder, os comentários já estarão prontos, de que Tite levou jogadores decadentes.

Muitos acham que Thiago Silva joga bem no Chelsea porque é protegido por mais dois outros zagueiros. Esquecem que, na seleção, ele joga muito melhor. Na lateral direita, Tite tem a opção de escalar Daniel Alves, quando necessário, como um lateral armador.

Müller continua titular da seleção alemã. Ele, que nunca vi driblar nem fazer um lance de efeito, sempre foi eficiente e decisivo em poucos lances. Esses têm sido cada vez menos frequentes, porém parece que os torcedores, o técnico e a imprensa ainda confiam muito nele.

Cristiano Ronaldo e Messi vão dar tudo no Copa, pois sabem que é a última, ainda mais que nunca foram campeões mundiais pelas seleções. Lembro-me de Pelé, que era criticado antes da Copa de 1970, por não ter a mesma velocidade e juventude. Pelé se preparou como nunca para o Mundial, para mostrar ao mundo que era o eterno rei.

Não sei se vai ser a última Copa de Neymar, mas ele, se o PSG deixar, deverá se preparar melhor fisicamente para a competição, para ninguém ter dúvidas de que é um dos grandes jogadores da história do futebol.

Existem muitos mistérios no futebol sobre as razões de declínio de grandes jogadores. Além dos problemas físicos e técnicos e os da idade, há os emocionais, como a ansiedade, a depressão e a perda da gana de brilhar a cada jogo. Nos últimos dias, vi Hazard entrar no segundo tempo, pela seleção da Bélgica. Ele, que foi excepcional e vibrante no Chelsea e na Copa de 2018, continua apático, sem inspiração, transpiração, como tem sido quando entra no Real Madrid.

Freud, em um artigo que escreveu analisando um grupo de pessoas de diversas áreas, que, surpreendentemente, perderam prestígio e dinheiro, chamou-as de arruinadas pelo sucesso. O motivo principal, segundo Freud, seria um sentimento de culpa inconsciente, não se acharem merecedores do que tinham conquistado.

O que move o ser humano, de todas as idades, é o desejo, a ambição, a ânsia de se superar, sem perder a percepção da razão, dos valores éticos e da realidade. A vida é sonho. O restante é complemento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.