Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí

Precisamos falar sobre racismo ambiental

Gravidade dos efeitos de desastres naturais dependem das atitudes do poder público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As mudanças climáticas já estão causando impactos em todo o mundo. Secas prolongadas, inundações e calor extremo já afetam a vida de milhares de pessoas e também espécies e ecossistemas inteiros. A crise climática é real e atual. Mesmo que cheguemos a neutralidade do carbono ainda teremos eventos climáticos extremos como os vistos nos últimos dias no litoral de São Paulo.

As fortes chuvas que atingiram a região, causando desabamentos, levando casas e soterrando pessoas, deixaram dezenas de mortos. Chega a 4.000 o número de desabrigados. Quem são as pessoas impactadas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo? Por que as áreas mais pobres são as mais afetadas?

O povo guarani da aldeia Rio Silveira, localizada entre as cidades de Bertioga e São Sebastião, atingida pelas grandes chuvas no litoral paulista, precisa de apoio.

Pelo menos 120 famílias indígenas que vivem ali foram afetadas. A Vila Sahy, uma das áreas mais atingidas em São Sebastião, teve parte das suas mortes como consequência do desabamento de casas construídas em áreas irregulares —são áreas de proteção ambiental e com alto risco de desabamento.

Ao falar do racismo estrutural enraizado em nossa sociedade, trazemos a discussão para áreas onde o tema era antes invisibilizado ou ignorado, como no caso do racismo ambiental. O racismo ambiental são as injustiças ambientais sofridas por populações indígenas, negras e minorias sociais, consequências do nosso sistema de produção e exploração da natureza. Ninguém escolhe morar em área de risco.

O último relatório do IPCC estima que entre 32 milhões e 132 milhões de pessoas podem chegar à pobreza extrema nesta década por consequência das mudanças climáticas. As desigualdades aumentam a exposição aos desastres nas cidades e na zona rural. Comunidades cuja subsistência depende da agricultura, da pesca e do turismo, como os povos indígenas, também estão tendo suas existências ameaçadas.

Sem uma mudança de postura dos nossos governantes, em nível mundial e local, para implementar uma política climática radical e urgente, os riscos vão crescendo a cada grau de temperatura que aumenta.

Precisamos de políticas de mitigação, de adaptação e de perdas e danos. Mitigação para diminuir ou prevenir as mudanças do clima. Adaptação para estarmos preparados quando desastres climáticos acontecerem. Perdas e danos quando a mitigação e a adaptação não forem suficientes. Os desastres naturais que teremos que enfrentar irão gerar danos, mas a gravidade do cenário e a situação das pessoas vão depender da postura do nosso poder público.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.