Txai Suruí

Coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé e do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Txai Suruí

Tradições indígenas não são 'fantasias'

Estereótipos são ações conscientes e inconscientes que sustentam desigualdades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como ousam reduzir nossa existência a seres inferiores de pouca inteligência quando somos ricos em nossas culturas e cosmologia? Não se envergonham de nos silenciar ao reduzir a coragem das nossas mulheres a apenas corpos exóticos? Ou de reforçar estereótipos desrespeitando nossas pinturas e adereços sagrados?

Por que decidem nos "homenagear" no Carnaval, mas quando protestamos por nossos direitos dizem que somos nós os invasores? Por que quando exaltamos nossas culturas e reforçamos nossa identidade somos questionados sobre elas? "São índios de verdade?".

A ativista Samela Sateré Mawé afirma que com fantasias e "homenagens as pessoas reproduzem estereótipos sobre nossos povos. Sempre vejo essas pessoas baterem a mão na boca, falar errado, sexualizar corpos... Coisas que nós não fazemos. São estereótipos assim que queremos desconstruir. Outra questão está relacionada a nossos adereços e pinturas sagradas, que não podem ser banalizados nem descaracterizados. É uma questão de respeito às nossas cosmologias".

Em sua maioria, as pessoas que escolhem utilizar pinturas e adereços indígenas no Carnaval não estão preocupadas com os significados sagrados daquilo ou com a realidade dessas comunidades, tampouco se importam se reforçam o imaginário de um indígena selvagem, burro e preguiçoso. Reforçar esse tipo de estereótipo pode não ferir diretamente uma pessoa indígena específica, mas fortalece o racismo estrutural.

Quando pensamos em racismo logo pensamos em uma violência direta contra uma pessoa —quando ela é impedida de entrar em algum lugar ou recebe salário inferior ou é ofendida. Mas, para compreender o racismo, é necessário entender o conjunto estrutural, como nos ensina Silvio Almeida. O ministro e professor nos diz que o racismo é uma forma de racionalidade, uma forma de normalização das relações. É formado por ações conscientes e inconscientes que sustentam as desigualdades, entranhadas na economia, na política e na subjetividade.

Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima - Amanda Perobelli - 2.fev.23/Reuters

Nunca se diz que há terras demais para grandes e ricos latifundiários, que têm o direito de protegê-las a qualquer custo. Mas sempre se diz que há muita terra para poucos indígenas. E nossos territórios permanecem sob ameaças e invasões.

Vemos esse racismo expressado até no modo como somos tratados nos estabelecimentos comerciais; seremos bem tratados ou seguidos pelo segurança?

Lembremos mais uma vez a situação do povo yanomami, denunciada por meses durante o governo Bolsonaro sem que ninguém tomasse uma atitude. Normalizamos e naturalizamos a violência contra as pessoas indígenas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.