Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Desafios na UE alimentam acordo com Mercosul

População envelhece, e a área dedicada à agricultura diminui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trator em plantação de trigo perto de Calais, no norte da França
Trator em plantação de trigo perto de Calais, no norte da França - Pascal Rossignol - 21.jul.15/Reuters

O setor agropecuário vem pesando no acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Os europeus sabem que esse será um setor cada vez mais sensível para o seu bloco nos próximos anos.

A agropecuária passa por intensas mudanças estruturais na Europa, e o horizonte pode não ser tão favorável.

A população envelhece, e a área dedicada à agricultura diminui, reduzindo o número de propriedades agrícolas.

A força de trabalho recua com intensidade no campo e, após queda de 8% de 2012 a 2016, deverá acumular retração de 28% até 2030. O setor tem dificuldades em criar empregos atrativos para os jovens no campo.

Essas mudanças forçam as fazendas a buscar cada vez mais uma economia de escala e maiores investimentos em máquinas. O preço da terra e os custos sobem, encurtando as margens de lucro.

Recente avaliação do setor de desenvolvimento agrícola e rural da Comissão Europeia indica que, devido à redução de área, a UE aposta no aumento da produtividade.

Os europeus, no entanto, estão em um círculo vicioso. Esperam crescimento de 4% na produção de carne de frango, estabilidade na de suínos e recuo de 7% na bovina.

Terão de importar mais milho e farelo de soja para elevar a produção de proteínas, mas não vão se livrar ainda da importação de carnes.

A compra externa de carne de frango deverá subir 20% em 2030, em relação à quantidade atual, e a bovina, 22%.

O bloco continuará dependente das importações de milho e de farelo de soja, essenciais na ração.

A produção de leite crescerá 12% até 2030 e a alta virá da maior produtividade das vacas leiteiras. O aumento de produção requer uma melhor alimentação dos animais, provavelmente com mais produtos saídos do Mercosul.

Em um item as estimativas são positivas para os europeus: a produção de trigo, que deverá atingir 169 milhões de toneladas, 12% mais que a atual. Com isso, as exportações poderão subir para 38 milhões, 36% mais.

As mudanças estruturais por que passa a agropecuária europeia poderão dar menor margem à atividade na região, o que a tornará mais dependente do Mercosul. Apesar de duros na negociação, os europeus, por certo, estão atentos a esses números.


Aqui sobe... A produção brasileira de soja surpreende e poderá ser recorde no Brasil. Algumas estimativas, como a da AgRural, indicam um volume superior a 116 milhões de toneladas em 2018.

...lá cai Na Argentina, a produção, não deverá atingir o volume previsto, recuando para 51 milhões de toneladas, 6% menos do que em 2017.

Clima No Brasil, o clima está melhor do que se esperava. Na Argentina, já não é tão favorável. Falta chuva na principal área de produção.

Safra MT O Imea também revisou os dados para Mato Grosso. A produção de soja deverá atingir 31 milhões de toneladas no Estado, 1% menos do que em 2017.

Contra a ferrugem A Embrapa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa lançam nesta semana, em Cascavel (PR), uma cultivar de soja convencional com maior proteção contra a ferrugem. A nova cultivar auxilia no manejo contra a doença, mas não dispensa o controle químico.

Gastos elevados O custo do combate à ferrugem da soja, somados o controle com fungicidas e as perdas de produção, pode chegar a US$ 2 bilhões por safra no Brasil. São realizadas, em média, três pulverizações de fungicidas por safra.

Leite O custo de produção recuou 7% em MT no último trimestre de 2017, em relação a 2016, segundo o Imea.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.