Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

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Vaivém das Commodities

Se greve persistir, recuperação do campo poderá demorar seis meses

Produção menor vai gerar redução de oferta e preço maior dos produtos nos próximos meses

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Trabalhadores da Ceagesp vazia jogam dominó
Trabalhadores da Ceagesp vazia jogam dominó - Leonardo Benassatto/Reuters

O consumidor vai pagar duas vezes pela greve dos caminhoneiros. Essa conta virá não só pela desestruturação atual da produção de alimentos, cuja recuperação poderá durar vários meses, como também pelo pagamento dos subsídios dados ao diesel.

A má alimentação dos animais no setor de proteínas, devido à falta de ração nas granjas, deverá comprometer boa parte da produção por até seis meses.

A produção menor vai gerar redução de oferta e, consequentemente, preço maior dos produtos nos próximos meses. As duas contas vão cair no bolso do consumidor.

Para reduzir o impacto do efeito da greve, o setor busca preservar pelo menos os animais com alta genética, o que começa a ficar difícil.

Em geral, as granjas mantêm estoques de ração e de medicamentos para uma semana, e a greve já entrou na segunda, segundo Carlos Zanchetta, diretor operacional da Zanchetta Alimentos Ltda.

Se esse cenário persistir, as empresas vão sair "bastante machucadas financeiramente", com consequências para toda a cadeia: produtores integrados, embalagens e outros insumos, diz Zanchetta.

Para Ariel Mendes, da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a preocupação com a genética é procedente.

Uma "galinha avó", com alta genética, gera 45 matrizes poedeiras. E estas geram 140 pintinhos cada uma. A falta de ração e outros insumos num galpão com galinhas avós seria uma perda grande para toda a cadeia, segundo Mendes.

Ele dá um exemplo: no caso de um galpão com 10 mil galinhas avós, a falta de ração eliminaria a produção de 450 mil matrizes e, consequentemente, 63 milhões de pintinhos deixariam de chegar ao mercado.

O problema do setor é que uma avó demora de seis a sete meses para começar o processo de produção.

Não seria só o Brasil a ser afetado em um cenário de continuidade da greve dos caminhoneiros, mas toda a América do Sul. O país é o fornecedor de genética para os países da região, afirma Ariel.

A Europa também entra na lista dos importadores do Brasil. Os europeus produzem vacinas aviárias com base em ovos embrionados do Brasil.

Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da APCS (Associação Paulista de Criadores de Suínos), diz que a situação não é diferente na suinocultura.

Um animal com potência genética custa R$ 24 mil e leva anos para chegar a esse patamar. "A perda de genética reduz a oferta de carne e a qualidade final do produto."

Além disso, a perda de genética pode comprometer a evolução do animal, que dura 180 dias. A ausência de genética reduz a homogeneidade da carne, exigida tanto pelo mercado interno como pelo externo. O Brasil exporta 24% da produção nacional, afirma Ferreira Júnior.

No setor de hortifrútis, há problemas na comercialização atual, mas a reposição será menos demorada, afirma Marina Marangon, analista de hortifrútis do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Alguns produtos, como batata e cenoura, podem ficar mais tempo na terra, embora percam um pouco das qualificações exigidas pelo mercado.

O retorno das hortaliças ao mercado, porém, poderá demorar um pouco mais. A área de plantio é restrita, e o novo plantio depende da retirada da safra anterior.

 

Peso no bolso A cadeia da soja consumiu 764 milhões de litros de diesel na safra 2016/17, o que representa 28,1% do total consumido pelo agronegócio.

Conab O transportador autônomo terá participação de 30% do volume de mercadorias da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) que circulam pelo país. Em 2017, foram 257 mil toneladas, no valor de R$ 107 milhões.

Dosagem Conversa entre o representante de uma empresa consumidora de cereais e o de uma associação do setor de produção de grãos: "Erraram na dose no apoio incondicional à greve dos caminhoneiros".

 

92%

das unidades frigoríficas do estado de Mato Grosso deixaram de adquirir bois na semana passada, devido às dificuldades no transporte

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