Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Em cinco anos, produção de carnes de Mato Grosso vai subir 40%, diz banco

Mesmo distante, produtor é compensado pela economia na compra da alimentação para os animais

Inovação e desenvolvimento de sistemas integrados colocam Mato Grosso também na liderança da produção de proteínas, posição que o estado já ocupa no setor de grãos.

Apesar dos desafios logísticos, o produtor da região médio-norte do estado já consegue uma produção com custo bem menor do que o de outras regiões tradicionais do país.

Mesmo com as longas distâncias para portos e regiões consumidoras, como a Grande São Paulo, o produtor mato-grossense é compensado pela economia na compra da alimentação para os animais.

Vaqueiro conduz gado em fazenda perto de Alta Floresta, em Mato Grosso - Lalo de Almeida - 1º.ago.15/Folhapress

Essa avaliação faz parte de estudo de Adolfo Fontes, analista de proteína do Rabobank. Especializado em agronegócio, o banco vem fazendo um raio-X das possibilidades agroindustriais do estado.

Até 2023, o crescimento médio anual da produção de carne bovina será de 5% no estado, atingindo 1,7 milhão de toneladas naquela data.

Já a produção de carne de frango terá evolução de 9%, somando 757 mil toneladas, e a suína irá a 305 mil, com crescimento anual de 7%.

Para Fontes, em 2023, Mato Grosso produzirá 2,76 milhões de toneladas dessas proteínas, 39% da produção nacional.

Com isso, o estado será responsável por 15% da produção total de carne bovina do país, 5% da de frango e 7% da suína.

A opção dos produtores de Mato Grosso por uma produção maior de proteínas ocorre exatamente por causa do custo da logística. O produtor agrega valor ao produto local e transporta volumes menores.

Além disso, a disponibilidade de ração aumenta ano a ano na região. Se todos os projetos de fabricação de etanol de milho já programados forem implementados, o estado consumirá 4,7 milhões de toneladas de milho, o que gerará 1,2 milhão de toneladas de DDGS (coproduto derivado de milho na produção de etanol).

O preço dessa matéria-prima ainda não está definido para o estado nos próximos anos, mas a expansão da indústria de etanol de milho trará mais uma garantia de nutrientes para a nutrição animal.

Além de um forte abastecedor do mercado interno, o estado se consolidará como exportador de proteínas, na visão do analista.

A produção de proteínas em propriedades com economia circular --onde os resíduos animais se tornam coprodutos-- insere a carne em um modelo sustentável.

Essa produção reduz o impacto ambiental e eleva o interesse de consumidores que buscam produtos sustentáveis.

 

Não certificado

A aquisição de couro bovino não certificado pelos curtumes brasileiros vem caindo, mas ainda é elevada. No primeiro trimestre deste ano, as indústrias compraram 8,6 milhões de peças inteiras de couro, um número 10% superior ao de bois abatidos no mesmo período. De janeiro a março de 2017, o percentual era de 11,4%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mato Grosso é o maior fornecedor de couro do país, com 16% do total. Mato Grosso do Sul (14%) e São Paulo (13%) vêm a seguir.

Quebra Por ora, o desenrolar da produção de soja vai bem nos EUA, mas o mundo não aguentaria uma quebra de produção, mesmo que pequena, no país, um dos principais produtores.

Logística A avaliação é de Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, feita no 8° congresso de soja, em Goiânia. Ele acredita que o segundo semestre do ano será um período muito desafiador quando se trata de logística.

Tolerante à seca A TMG espera trazer a tecnologia de uma soja transgênica tolerante à seca. Desenvolvida pela Verdeca, e tendo a TMG responsável pelo desenvolvimento, essa soja poderá estar no mercado em 2021 ou 2022.

Primeiro evento Alexandre Garcia, da TMG, diz que é um marco porque é o primeiro evento de tolerância à seca em soja submetido à CTNBio para ser aprovado comercialmente no Brasil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.