Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Ministério da Agricultura sob Bolsonaro precisará priorizar diplomacia comercial

País precisará de uma agenda externa mais para negócios do que para política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Passadas as eleições, é hora da procura do novo ministro da Agricultura. O perfil do futuro ocupante do ministério deveria ser bastante técnico e conhecedor do setor tanto interna como externamente.

O mercado externo passou a ter uma importância até maior do que a do interno. E o novo ministro não pode errar na diplomacia comercial.

O país é líder mundial em exportações de carne de frango, carne bovina, café e açúcar. Em todos esses produtos, mais de um terço da produção vai para o exterior.

0
Brasil é um dos maiores exportadores de frango do mundo - Adriano Vizoni/Folhapress

O país lidera ainda o mercado mundial de soja, celulose e suco. Nesses produtos, o percentual da produção destinado ao mercado externo supera 50%. No caso do suco de laranja, atinge 95%.

O país precisará de uma agenda externa mais para negócios do que para política.

A exposição do país no mercado externo exige, portanto, cuidados redobrados internamente. Atitudes pouco éticas de alguns funcionários públicos e de empresas resultaram em perdas bilionárias para o país nos últimos dois anos.

Em alguns casos, como os das carnes de frango e suína, a reconquista de mercados perdidos vai demorar.

O cumprimento das exigências internacionais é fundamental para o país. E elas vão desde qualidade do produto a condutas trabalhistas e ambientais do setor produtor.

Um setor fundamental para o agronegócio é o da vigilância sanitária, exatamente o que vinha se mostrando com falhas graves nos últimos anos, tanto da parte de governo como da de empresas.

O novo ministro deverá ter, ainda, força dentro do governo para desenvolver políticas de renda, de preços, de seguro e de garantias de sustentabilidade do setor. Isso está cada vez mais difícil por causa da escassez de dinheiro.

O novo ministro poderá herdar um pacote pronto do governo eleito: a fusão dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

A união dos dois ministérios deverá colocar sob o mesmo guarda-chuva problemas como os da Carne Fraca e da tragédia de Mariana (MG), onde houve ruptura de uma barragem com resíduos minerais.

Ambas as áreas têm problemas específicos, e um dos grandes desafios da agropecuária e da mineração é compatibilizar competitividade com sustentabilidade.

Mais importante do que a união é um avanço de parcerias de responsabilidades entre o setor privado e o governo. Burocracia e a falta de fluidez são constantes nos dois.

Algumas licenças, tanto de patentes agrícolas como ambientais para mineração, duram de cinco a dez anos. É impossível o país se adequar a avanços produtivos com tanta burocracia.

Bioenergia O Brasil precisa de uma boa evolução na bioenergia. Além da redução de importações, o país poderá exportar mais e produzir de forma mais limpa. A avaliação é de Plinio Nastari, da Datagro, feita em evento da empresa nesta segunda-feira (29), em São Paulo.

Menos importações O etanol substituiu 44% do consumo de gasolina neste ano, considerados os tipos hidratado --o que vai direto no tanque-- e o anidro --misturado à gasolina.

Segunda geração O Brasil está prestes a ter as primeiras unidades de etanol de segunda geração com rentabilidade, segundo Dyogo Oliveira, presidente do BNDES. Além de elevar a produtividade no setor, o país avançará no domínio de uma nova tecnologia.

Fornecedor O controle dela vai permitir ao país um maior domínio nesse setor industrial. O BNDES é responsável por 40% dos investimentos do setor sucroenergético, segundo Oliveira.

 

Ritmo acelerado

O plantio de soja de Mato Grosso, principal produtor do país, atingiu 73% na semana passada. No mesmo período do ano passado, a área semeada era de apenas 44%, segundo acompanhamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). A região oeste é a mais avançada do estado, com semeadura de 88% da área. A comercialização da safra 2018/19 está em 34%, acima dos 21% de igual período de 2017. A área semeada será de 9,62 milhões de hectares, com produção prevista de 32,5 milhões de toneladas.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.