Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produtor de SP combate cana com valor agregado

Imagens por satélite mostram as mudanças na agricultura do estado em 30 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A agropecuária do nordeste do estado de São Paulo mudou muito nos últimos 30 anos. A cana avançou e tomou lugar de parte das pastagens, das lavouras de grãos e dos laranjais.

As culturas que perderam espaço, porém, se ajustaram e buscam mudanças que tragam uma remuneração melhor do que a da cana.

É o que mostra estudo da Embrapa Territorial, que comparou imagens de satélites de 1988 e de 2016 de 125 municípios da região, englobando uma área de 52 mil km².

Essa agregação de valor vem tanto das lavouras anuais concentradas nas áreas irrigadas das regiões de Guaíra e de Casa Branca como dos confinamentos e semiconfinamentos bovinos.

Além disso, a mudança no manejo na citricultura trouxe maior produtividade ao setor.

Para Carlos Cesar Ronquim, pesquisador responsável pelo estudo feito pela Embrapa Territorial, a irrigação permite ao produtor obter até três safras por ano.

Uma delas é dedicada à produção do milho verde para o consumo humano. Esse milho é encaminhado às indústrias ou aos centros de abastecimento da cidade de São Paulo e do interior.

Vista aérea de uma longa área de cultivo de cana-de-açúcar
Área de produção inicial da cana de açúcar - Divulgação

O milho verde é mais rentável do que o seco, destinado praticamente para a ração animal e produzido em larga escala no Centro-Oeste.

As culturas irrigadas ocupam uma área de 69 mil hectares na região nordeste do estado e a safra de milho é sucedida pela de feijão e, na sequência, vem a da batata.

O estudo da Embrapa aponta que o setor de grãos, que ocupava área de 936 mil hectares em 1998, tinha apenas 352 mil em 2016. No mesmo período, as pastagens perderam 700 mil hectares e a área de cítricos, 180 mil.

Já o grande avanço nessas áreas cultiváveis do nordeste do estado veio da cana-de-açúcar. A atividade incorporou 1,3 milhão de hectares no período e atualmente detém 44% das terras do nordeste paulista.

O cultivo da cana, por causa da renovação cíclica de parte das áreas plantadas, permite também um avanço das culturas de grãos.

Entre essas culturas estão as de soja e de amendoim. Neste último caso, a renovação dos canaviais garante à região do estado a liderança nacional em produção.

As imagens de satélites apontaram também que houve grande avanço das matas nativas, que em 2016 ocupavam 1 milhão de hectares, 15% mais do que em 1988.

Ronquim diz que esse aumento das matas nativas ocorreu por regeneração espontânea. São áreas de topo de morro e de declividade que dificultam o cultivo agrícola.

O café também teve grande avanço no nordeste paulista nas últimas décadas. A cultura dobrou de área, para 123 mil hectares, e os produtores se dedicaram à produção de cafés de qualidade.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.