Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Conab reduz produção de açúcar para 29 milhões de toneladas

Órgão refaz dados anteriores que indicavam 31 mi; safra de etanol atinge recorde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou nesta terça-feira (23) os dados finais da safra 2018/19 do setor de cana-de-açúcar.

Partindo de dados de moagem de cana bem próximo aos da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e aos do Mapa (Ministério da Agricultura), a Conab chegou a resultados bem diferentes na produção de açúcar.

O órgão estatal refez alguns cálculos durante o dia e trouxe os números para volumes mais próximos dos da Unica e dos do IBGE.

A moagem nacional de cana ficou em 620 milhões de toneladas, e a do centro-sul, em 573 milhões.

A produção de açúcar, inicialmente prevista em 31,35 milhões de toneladas, recuou para 29,04 milhões.

Com os novos dados, o órgão indicou uma redução de 9 milhões na produção de açúcar desta safra, em relação à anterior.

Um dos principais ajustes foi nos números de São Paulo. A Conab reajustou os dados do estado para 18,2 milhões de toneladas, 2 milhões menos do que previa antes e mesmo volume apurado pela Unica. A perda deste ano, em relação ao volume do anterior, é de 5,7 milhões de toneladas.

Minas Gerais, o segundo maior produtor do país, chegou a 3,1 milhões de toneladas, com redução de 1,2 milhões nesta safra.

O órgão estatal aponta volume recorde de 33,14 bilhões de litros e etanol no país. Desse volume, 23,6 bilhões foram de álcool hidratado, 45% mais do que o da safra anterior.

0
Plantação de cana-de-açúcar na região centro-oeste de São Paulo - Alf Ribeiro/Folhapress

Potencial agrícola do Brasil atrai mais uma indústria de máquinas agrícolas

Mais uma indústria do setor de máquinas agrícolas chega ao Brasil. É a alemã Fendt, ligada à AGCO. Com a proposta de atender a grandes produtores e que se utilizam de muita tecnologia, a empresa terá como foco inicial o estado de Mato Grosso. Na sequência seguirá para outras regiões e América do Sul.

Após estudo de viabilidade, a empresa optou por se instalar na cidade de Sorriso (MT), na BR-163. Entre os produtos que serão comercializados inicialmente, estão dois tipos de trator.

Inicialmente chega um com potência de 517 cv e custo de US$ 450 mil. Segundo a Fendt, é uma máquina de alta potência e de baixo consumo.

A empresa vai colocar também no mercado uma plantadeira com 40 linhas, um projeto desenvolvido no Brasil.

O equipamento é dobrável, ficando com 4,3 metros de largura, o que facilitará o transporte, segundo José Henrique Galli, diretor da Fendt na América do Sul.

A empresa colocará à disposição dos produtores, ainda, uma nova colheitadeira, um projeto criado do zero e com investimentos de US$ 250 milhões. Com fábricas no Brasil e na Itália, o equipamento se autorregula para adequar melhor velocidade e perdas.

Luis Fernando Felli, presidente da AGCO América do Sul, espera que Estados Unidos e Brasil se tornem os principais mercados para a empresa, após a Europa. Ele acredita nessa expansão porque vai entregar “um produto com tecnologia, qualidade e bons serviços”, afirma.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.