Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produção de carnes soma 6,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre

O volume repete o de igual período do ano passado, conforme dados do IBGE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A produção brasileira de carnes somou 6,31 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, quando considerado o peso das carcaças. Esse volume é rigorosamente igual ao do primeiro trimestre de 2018.

Poderia ter sido maior, uma vez que os abates de bovinos e de suínos aumentaram no período, mas o de frango caiu.

 Os dados são do IBGE e indicam que essa foi a produção de carne inspecionada por algum órgão oficial. A produção real, no entanto, é maior.
 

0
Gado avança sobre a floresta - Marlene Bergamo- 26.dez.18//Folhapress

De janeiro a março deste ano, as indústrias de curtume adquiriram 8,5 milhões de couros para a industrialização. Nesse mesmo período, passaram por inspeção nos frigoríficos 7,9 milhões de animais. Pelo menos 600 mil foram abatidos sem a devida inspeção.

 A redução no abate de frango, o único a registrar queda, foi de 2,3% no trimestre.

 Essa queda é reflexo de uma situação de estresse na produção no ano passado.

Houve redução nos alojamentos de pintinhos nas granjas e queda no número de matrizes. Os custos de produção estavam elevados e o consumo interno fraco.

O cenário deste segundo trimestre, porém, está bem diferente do ocorrido no primeiro do ano. O mercado externo está aquecido, como mostraram as estatísticas mais recentes, e os abates aumentaram, afirma Francisco Turra, da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

 Para ele, a reabertura de algumas unidades frigoríficas já mostra uma outra dinâmica no setor.
 

O abate de suínos começou o ano em ritmo acelerado, incentivado pela demanda chinesa por esse tipo de proteína. Segundo o IBGE, 11,3 milhões de animais foram para os abatedouros, 5,5% mais do que no primeiro trimestre do ano passado.
 
Além do aumento da demanda externa, o setor será beneficiado pela elevada produção de grãos, o que deverá garantir custos razoáveis para as indústrias de ração e para os produtores. "O horizonte está tranquilo", diz Turra.

 
A captação de leite teve o melhor desempenhos no primeiro trimestre em 22 anos. Dados do IBGE indicaram que a aquisição de leite cru certificado por inspeção sanitária foi de 6,2 bilhões de litros, 3% mais do que igual período de 2018.

Este ano deverá ser um bom período para o setor de proteínas. A demanda externa por carnes é intensa, principalmente por parte da China devido à ocorrência da peste suína africana naquele país asiático.

China A peste suína africana provocou queda de 10% a 15% no consumo de carne suína na China neste ano, segundo estimativas do Rabobank.

Bovinos A China volta a importar carne bovina brasileira, segundo o Ministério da Agricultura. Por um protocolo existente entre os dois países, as exportações brasileiras estavam suspensas após o caso atípico de vaca louca em Mato Grosso.

Vaivém das Commodities
A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.