Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Agora são entidades nacionais que criticam fala de secretário de SP sobre defesa agropecuária

Gustavo Junqueira disse em encontro da Consag que defesa agropecuária seria um entulho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fala do secretário paulista de Agricultura, Gustavo Junqueira, de que a defesa agropecuária seria um “entulho”, continua rendendo críticas a ele. Desta vez, as manifestações vieram de entidades nacionais.

Em entrevista à Folha, publicada nesta quinta-feira (10), Junqueira já havia admitido que usou uma palavra inadequada em encontro do Consag (Conselho Superior do Agronegócio), realizado em São Paulo na segunda-feira (7).

Segundo ele, a crítica era contra a burocracia no setor.

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura do estado de São Paulo
Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura do estado de São Paulo - Folhapress

Dimas Oliveira, presidente da Unafa Federação (Federação Nacional dos Servidores da Defesa Agropecuária) diz que “o que se fala é o que vale. É preciso cuidados na escolha das palavras”.

O presidente da federação acrescentou ainda que o gestor público deve ser isento na fala, principalmente no caso de São Paulo, que é um dos principais estados do país no agronegócio.

A defesa agropecuária não é uma inimiga, mas uma etapa importante do agronegócio. Ela segue as exigências não só do mercado interno como também as do externo, afirma Oliveira.

O presidente da Unafa diz que o setor vai convocar uma audiência pública para discutir as melhorias na defesa. Ele alerta, no entanto, que apenas desburocratizar, como se pretende, pode significar riscos para a população. Para ele, o Estado não deve sair da regulação.

O Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários), por meio de nota, também mostrou seu descontentamento com a fala do secretário.

Para a entidade, é preocupante que ainda haja quem não reconheça o trabalho do sistema nacional de defesa agropecuária, que atua com zelo e responsabilidade em prol da segurança alimentar, diz a nota.

Para a entidade, a fiscalização federal representa menos de 1% do orçamento do Ministério da Agricultura, e o investimento é muito vantajoso para a sociedade.

Uma fiscalização agropecuária eficiente depende de profissionais qualificados, e as alternativas apresentadas para a falta deles, como a terceirização da inspeção, colocam em risco a segurança alimentar e a balança comercial brasileira, afirma a nota.

O Anffa destaca também que um sistema de fiscalização precário só interessa a quem quer se aproveitar da falta de regulamentação para praticar a competição desleal.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.