Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Francisco Turra deixa presidência da ABPA em abril de 2020

Ex-ministro poderá ocupar a presidência do conselho consultivo da entidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro Francisco Turra, há 12 anos na presidência da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), deixará o cargo em abril de 2020, quando será realizada a assembleia geral da associação.

Ariel Antonio Mendes, diretor de relações institucionais, e Rui Vargas, diretor-técnico, deixam a ABPA ainda neste ano.

Ricardo Santin, atual diretor-executivo, poderá, segundo informações internas na entidade, se candidatar para ocupar a vaga de Turra. Já o ex-ministro poderá ocupar a presidência do conselho consultivo da entidade.

O ex-ministro Francisco Turra, há 12 anos na presidência da ABPA, deixará o cargo em abril de 2020 - Nacho Doce - 28.ago.17/Reuters

No mercado, as informações são de que o conselho deliberativo da entidade contratou um empresa para a procura de um novo presidente.

A ABPA reúne produtores e exportadores do setores de avicultura e de suinocultura, dois segmentos que têm evoluído muito no mercado externo.

Neste ano, as exportações brasileiras dessas proteínas deverão ficar próximas de US$ 9 bilhões (R$ 36 bilhões). As vendas externas subiram 6% no setor de frango e 21% no de suínos nos nove primeiros meses deste ano, em relação ao período anterior.

O setor volta a ganhar ritmo com a intensa demanda da China, mas viveu uma situação muito delicada nos últimos anos devido às operações Carne Fraca e Trapaça, desencadeadas pela Polícia Federal.

Muitos mercados foram fechados e só recentemente voltaram a abrir as portas para o produto brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.