Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Momento é favorável à exportação de café robusta

Para analista da INTL FCstone, oferta maior e atratividade do produto nacional atraem importadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As exportações brasileiras de café robusta são crescentes, e essa tendência deverá continuar. Em abril, o Brasil exportou 313 mil sacas, e os dados preliminares de maio apontam para um volume ainda maior.

A informação é de Fernando Maximiliano, analista da consultoria INTL FCstone. Há três anos, as vendas externas se restringiam a apenas 27 mil sacas em abril.

Para o analista, esse avanço do café robusta do país no mercado externo se deve a uma oferta maior de produto e a preços nacionais mais competitivos.

As reduzidas exportações de até 2018 ocorriam devido à baixa produção interna, provocada por seca no Espírito Santo e no sul da Bahia.

Naquele período, o mercado interno chegou a pagar ágio de US$ 780 por tonelada de café robusta para manter o produto no mercado interno.

O cenário para o café robusta, porém, ainda tem algumas incertezas, segundo Maximiliano. Oferta e demanda, tanto no mercado interno como no externo, vão dar o rumo para a bebida.

Dentro do Brasil, a curto e médio prazos, a expectativa de oferta é grande. A INTL prevê uma safra de 18 milhões de sacas de café robusta para este ano, enquanto o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) espera 20 milhões.

Do lado da demanda interna, os dados ainda são difíceis de serem analisados. É quase certo que a queda de consumo fora de casa não será compensada pela maior demanda dentro do lar, segundo o analista.

Além disso, devido ao câmbio e à melhor oferta interna, os preços do mercado nacional estão mais atrativos para os importadores. É um sinal favorável para as exportações.

Do lado externo, é possível que a recessão mundial provoque um movimento dos consumidores para cafés mais baratos, os que têm uma participação maior de café robusta no seu blend. Esse é um sinal positivo para os preços do robusta.

Mas o consumo no lar também poderá não compensar o que está sendo deixado de ser consumido fora de casa.

Um outro fator de incertezas para o mercado externo é a oferta mundial, em princípio estimada em volumes maiores. Brasil e Indonésia começam a colocar o café robusta no mercado nas próximas semanas, e a safra do Vietnã chegará a partir de novembro.

A Indonésia já registra atraso na colheita, devido a chuvas, assim como o Vietnã também poderá ter problemas mais à frente.

O mercado poderá conviver com ampla oferta e incertezas na demanda. Se isso ocorrer, os preços devem cair em Londres, segundo Maximiliano.

Frango A União Europeia reduziu em 15% as importações de carne de frango do Brasil no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período anterior, conforme dados do bloco europeu.

Segundo posto A oferta de carne brasileira somou 58 mil toneladas no período e volta a superar a da Tailândia. Mesmo assim, o Brasil se mantém em segundo lugar porque o Reino Unido, antes incorporado à União Europeia, passou a liderar as exportações para o bloco.

Sem movimento O consumo de fertilizantes deste ano deverá ficar em 36,6 milhões de toneladas, praticamente o mesmo de 2019, segundo a INTL FCStone. Haverá um leve incremento nas aplicações nas lavouras de grãos.

Tereos A segunda maior produtora de açúcar no mundo, com 4,48 milhões de toneladas, teve um lucro líquido de 24 milhões de euros no exercício encerrado em 31 de março.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.