Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Quando a onça faz parte da solução

Presença do felino significa ponto alto da sustentabilidade; isso e outras boas práticas levaram fundo europeu a financiar fazenda em MT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2018, onças pintadas mataram 962 cabeças de gado nas pastagens de uma fazenda de Mato Grosso. Problema? Ao contrário, solução.

A presença dos felinos é uma indicação da qualidade da biodiversidade das matas de uma propriedade. O resultado foi que, esse fato, associado a uma série de boas práticas na fazenda, levaram o fundo holandês &Green a se interessar pela atividade que a fazenda desenvolve. O fundo acaba de fazer um pacto financeiro com ela.

A fazenda é a Roncador, localizada no município de Querência (MT) no Vale do Araguaia. Ela terá um financiamento de US$ 10 milhões (R$ 50 milhões) do fundo, com juros de 2,95% ao ano, bem abaixo do patamar de mercado.

Há uma década, ela apresentava desgaste do solo e a atividade agropecuária já não tinha mais lucratividade.

Imagem de uma onça pintada
Onça pintada na fazenda Roncador, em Querência (MT), no Vale do Araguaia; em 2018, elas abateram 962 bois na propriedade - Arquivo da Fazenda Roncador

Com gestão, tecnologia e sustentabilidade houve uma drástica evolução da produtividade, que hoje supera em 41 vezes a dos tempos de solo degradado, diz Pelerson Penido Dalla Vecchia, presidente do Grupo Roncador.

A Roncador tem 152 mil hectares, cultiva grãos em 50 mil deles e tem 70 mil cabeças de gado. Com a integração lavoura-pecuária, a propriedade se tornou altamente sustentável.

Na safra 2017/18, emitiu 82,5 mil toneladas de CO2, mas removeu outras 172,3 mil, com ganho de 89,8 mil toneladas. O sistema da fazenda, além de sustentável, passou a ser viável economicamente.

Por isso, o fundo procurou o grupo para um primeiro experimento, que pode ser levado a outras propriedades da região que se enquadrem nesse perfil.

A Roncador lidera um movimento constituído por um grupo de 63 propriedades, denominado Liga do Araguaia. Foi o fundo que procurou a Roncador, mas as negociações não foram fáceis.

Avaliaram pesquisas, certificações, desempenhos e balanços da fazenda. Viram a consistência econômica e, principalmente, a capacidade de intensificação da produção, diz Dalla Vecchia.

Na pecuária, a Roncador colocará mais animais por hectare. Um núcleo da empresa vai intensificando a produção e, conforme os resultados surgem, replica para a fazenda. Entre os desafios está a produção de capim, a base da alimentação dos animais, segundo o presidente do grupo.

Na produção de grãos, a produtividade da soja já chega a 70 sacas em um terço da propriedade. O objetivo é trazer toda a produção para essa média, e, na sequência, buscar novos patamares.

Um dos acertos com o fundo é elevar a produtividade de toda a fazenda em 58%, utilizando a mesma área atual de produção. Além disso, o grupo Roncador deve compartilhar o aprendizado com pequenos, médios e grandes produtores da região.

As vantagens do empréstimo são o período de oito anos para o pagamento e a taxa de juro de 2,95% ao ano. Esse é o primeiro empréstimo no Brasil feito pelo fundo, que já tem outros dois projetos ligados a borracha na Indonésia.

A montagem da operação financeira entre a Roncador e o &Green demorou dois anos e exigiu a apresentação de evidências da sustentabilidade e de indicadores de desempenho por parte da fazenda.

Entre as cláusulas do contrato estão a recuperação de pastagens degradadas, a proteção de 70 mil hectares de mata nativa e a recuperação e 200 hectares de floresta.

Além do aumento de produtividade, que virá com uma restauração da fertilidade do solo, e menor uso de pesticidas.

A fazenda, que mantém um viveiro com 44 mil mudas de espécies nativas, foi a primeira no país a obter o certificado de proteção das onças pintadas.

Com um certo ar de entusiasmo, Dalla Vecchia diz que o número de gado abatido pelas onças, que era de 95 em 2009, foi de 962 em 2018, apontando o quanto o ambiente está favorável aos felinos. Tudo isso significa sustentabilidade do ecossistema.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.