Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Carne brasileira terá novos recordes em 2021, diz departamento de agricultura dos EUA

Segundo Usda, setor terá aumento de demandas interna e externa, além de melhorar margens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, 2021 também será um período de recorde de produção e de exportação de carnes bovina e suína no Brasil. Mais uma vez, o setor terá boas margens.

A estimativa é de João Silva, do escritório do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em Brasília. Na avaliação dele, a produção de carne bovina deverá atingir 10,5 milhões de toneladas, com crescimento de 4%.

O setor de suínos também terá bom desempenho no próximo ano. A produção somará 4,3 milhões de toneladas, e a evolução será de 4,5% em relação a este ano.

O desempenho desses dois setores será sustentado tanto interna como externamente. No país, a perspectiva é de um crescimento de 3,5% da economia e da manutenção estável do desemprego, embora em taxas elevadas.

A inflação baixa, o retorno da demanda da cadeia de alimentação fora do lar e a relativa recuperação do poder aquisitivo do consumidor também cooperam para a boa evolução do setor.

Do lado externo, os preços estarão favoráveis, a demanda continuará e a taxa de câmbio manterá os produtos brasileiros competitivos.

Além das compras chinesas, o país deverá contar com o retorno de mercados tradicionais, que reduziram as importações neste ano.

Um fato positivo para a cadeia de proteínas no Brasil, segundo a avaliação do técnico do Usda, são os custos da ração. Deverão permanecer estáveis.

Silva aponta, no entanto, algumas incertezas. Entre elas estão a flutuação da taxa de câmbio, a fragilidade da recuperação da economia mundial e um possível ressurgimento da Covid-19.

Os exportadores brasileiros, principalmente os do setor de carne bovina, vão se defrontar também com o tema do desmatamento ilegal, dos incêndios e da necessidade de determinar o origem dos animais.

Para Silva, as exportações de carne bovina podem atingir o recorde de 2,7 milhões de toneladas em 2021. As suínas, também recordes, sobem para 1,12 milhão.


Frango A União Europeia importou 414 mil toneladas de carne de frango no primeiro semestre deste ano, 16,5% menos do que em igual período do ano passado.

Brasil O volume enviado pelos brasileiros para esse bloco de países caiu para 122 mil toneladas no período, uma redução de 10%. Já os chilenos elevaram em 18% as vendas para os europeus.

Amazônia A presidente da (SRB) Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, integra o conselho de especialistas criado pelos bancos Bradesco, Itaú Unibanco e Santander para trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Foco As diretrizes do trabalho serão o apoio à conservação ambiental e ao desenvolvimento da bioeconomia, investimentos em infraestrutura sustentável e contribuição para a garantia dos direitos básicos da população local.

União Para a presidente da SRB, o setor do agronegócio se junta a outros, que têm como prioridade promover a atividade econômica, respeitando o meio ambiente.

Tecnologia A FieldPRO, empresa do setor de tecnologia agrícola, desenvolveu um sensor que analisa os efeitos do clima e do solo nas plantas. Usando alta tecnologia, e com custos acessíveis, os sensores dão uma visão da saúde, do vigor e do crescimento das plantas, segundo a empresa.

De olho no solo Desenvolvidos por especialistas brasileiros em tecnologia, o FieldPRO possui 17 sensores em níveis diferentes. Eles realizam leituras a cada hora do solo e do microclima das culturas. O resultado pode ser verificado via celular ou computador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.