Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Preço do arroz sobe um dia após governo zerar taxa de importação

Cereal vem batendo recordes há um mês, indica o Cepea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mercado ignorou a retirada da taxa de importação do arroz e voltou a negociar o cereal com preços recordes nesta quinta-feira (10).

A saca de 50 quilos foi comercializada a R$ 105,81 no Rio Grande do Sul para o produto em casca, posto na indústria, e com pagamento à vista.

Os preços foram apurados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que vem indicando valores recordes diários para o cereal há um mês. A única exceção ocorreu no dia 27 de agosto, quando o cereal teve leve queda.

Guilherme Soria Bastos Filho, diretor-presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), afirmou nesta quinta-feira que o efeito da retirada da TEC (Tarifa Externa Comum) deverá refletir no mercado a curto prazo, com uma trajetória de queda de preços já nas próximas semanas.

Supermercados limitam compra de arroz
Supermercados limitam compra de arroz - Elaine Granconato

Mesmo com o alívio esperado, contudo, os preços se manterão remuneradores e trarão de volta uma margem de lucratividade para os produtores de arroz, disse o dirigente da entidade, ao divulgar os números finais da safra de grãos 2019/20.

Historicamente, há uma tendência de alta nos preços do arroz no segundo semestre, devido à entressafra, mas o valor interno atual ultrapassou a paridade dos principais mercados produtores.

Sendo que já há um intenso movimento da indústria de beneficiamento na busca de produto externo, é provável que os preços percam sustentação no médio prazo, afirmou.

A decisão de zerar a TEC deverá criar um novo patamar de negociações, abaixo do atual, avalia o presidente da Conab.

Vlamir Brandalizze, analista do setor de arroz, diz que a retirada da taxa poderá ter um efeito psicológico, principalmente porque o preço do arroz já chegou no limite e não tem como subir muito mais.

Mas, mesmo com a melhora do volume do cereal colocado no mercado nesta semana, eles resistem e não caem, afirma o analista.

A Conab divulgou o 12º levantamento da safra 2019/20 nesta quinta-feira. A área total semeada com grãos no país foi de 65,9 milhões, e a produção atingiu o recorde de 257,8 milhões de toneladas.

A safra de arroz, o produto que está em maior evidência no momento devido aos preços elevados no mercado, ficou em 11,2 milhões de toneladas em 2019/20, com alta de 6,7% sobre a anterior. A produção de 2020/21 deverá atingir 12 milhões de toneladas.

O consumo nacional, previsto em 10,8 milhões de toneladas neste ano, deverá subir para 11,2 milhões em 2021.

Com a revisão da safra de soja, feita no mês passado, para 124,8 milhões de toneladas, a produção total de grãos deste ano atingirá 257,8 milhões de toneladas. Até o levantamento anterior, o de agosto, o órgão governamental previa 253,7 milhões.

A Conab elevou também a produção de milho para o recorde de 103 milhões de toneladas.

As colheitas de soja, milho e arroz representam 93% de toda a produção de grãos do país. Se somada a de trigo, que deverá atingir 6,8 milhões de toneladas neste ano, o percentual vai a 96%.

Mato Grosso foi responsável por 75 milhões de toneladas do volume de grãos produzido no país. O Paraná tem o segundo posto, com 41 milhões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.