Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Evolução do PIB agropecuário será ainda melhor

Reavaliação da safra de grãos faz Ipea refazer cálculos, e alta será de 1,9% neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária deverá ser melhor do que o esperado até então. O crescimento do setor, estimado anteriormente em 1,6% pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), deverá atingir 1,9%.

Para 2021, porém, o PIB da agropecuária recua em relação às previsões anteriores. A taxa do próximo ano será de 2,1%, abaixo dos 2,4% estimados anteriormente. Esse recuo ocorre devido à melhora deste ano. Com isso, a base de comparação ficou mais elevada.

A evolução do PIB acima do previsto se deve a novos números na produção das lavouras apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Soja, milho e café são destaques.

0
Colheita em fazenda no município de Cristalina, interior de Goiás - Mauro Zafalon - 30.ago.2018/Folhapress

Nos novos números, o café tem evolução de 21,5% nesta safra, a soja evolui 7%, e o milho fica estável em patamar recorde. Trigo, com aumento de 31%, e cana de açúcar, com alta de 3,4%, também ajudam a impulsionar a taxa.

Com a melhora do cenário apresentado pelo IBGE para essas culturas, o Ipea prevê uma aceleração de 3,9% na taxa do PIB das lavouras. A pecuária, no entanto, mantém tendência de queda e deverá recuar 1,9% neste ano.

Essa queda ocorre devido à base de comparação com o segundo semestre do ano passado, quando a intensa demanda externa por carne bovina gerou um aumento do abate, inclusive de fêmeas.

A queda acumulada na produção de carne bovina é de 5,2% neste ano. O setor se recupera um pouco no último trimestre e deverá terminar o período com recuo de 4,3%.

A área de suíno apresenta bom resultado, com alta de 7,8% no ano. Já a de aves recua 0,8%, na avaliação dos pesquisadores do Ipea.

No início do ano, antes da pandemia, o instituto previa uma evolução de 3,8% para o PIB da agropecuária. Apesar do recuo, o setor será o único a registrar evolução positiva neste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.