Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Dados iniciais de produção de milho da Conab assustam

Os números não levam em consideração, ainda, o esperado aumento de área na safrinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Conab trouxe preocupação para o mercado de milho nesta quarta-feira (13). Pelos dados atuais do órgão, produção e importação caem, enquanto consumo interno e exportação sobem. O resultado seria menos produto no mercado.

O consumo interno, em ritmo crescente, deverá ir a 72 milhões de toneladas neste ano, 5% mais. Pelos números atuais, os estoques finais desta safra cairiam para apenas 7,3 milhões de toneladas, 33% menos do que na anterior. Se concretizado, será o menor volume desde 2016.

Os dados da Conab refletem um cenário apertado porque levam em consideração a queda de produção na primeira safra do cereal, mas ainda não incluem os números do esperado aumento de área na safrinha. Esta, apesar do nome, passou a ser a principal do país em volume produzido.

A safra de verão, menos importante atualmente, foi afetada por clima ruim, e consequente redução de produtividade. A produção gaúcha deve recuar para apenas 3,6 milhões de toneladas, 37% menos do que era previsto inicialmente.


Quando a empresa incluir em suas previsões as informações da safrinha deste ano, o que deverá ocorrer em fevereiro, esse quadro vai mudar.

Os preços favoráveis aos produtores levarão a um aumento de área, e a safra total do ano, prevista atualmente em 102 milhões de toneladas, deverá ficar entre 107 a 110 milhões de toneladas.

Claro que a safrinha ainda é um jogo aberto, segundo um analista do setor. Apesar do atraso no plantio, o potencial de produção, com o aumento de área, fica próximo de 85 milhões de toneladas, mas vai depender do clima.

É bom que o Brasil realmente eleve a produção interna. O desempenho de seus concorrentes, como Estados Unidos e Ucrânia, não foi bom. Com isso, o produto brasileiro, dependendo do dólar, será bastante disputado.

O abastecimento nacional contará também com a produção de milho safrinha do Paraguai, semeado basicamente para o abastecimento do Brasil.

Para evitar preços elevados e eventual falta de produto, as empresas que se utilizam do cereal estão antecipando compras internas e programando importações.

Grãos A produção total do país foi estimada em 265 milhões de toneladas neste ano. Segundo a Conab, haverá evolução de 3% sobre o recorde de 2020.

Arroz Dados do órgão governamental indicam uma queda de consumo para 10,8 milhões de toneladas neste ano. Um dos motivos é o fim do auxílio emergencial. O consumidor terá menos renda disponível.

Arroz 2 Uma recuperação da economia também contribuirá para a queda no consumo. Quanto maior a renda, menor o consumo do cereal, segundo os técnicos da Conab.

Fique em casa A John Deere não participará de eventos presenciais neste ano, inclusive da Agrishow, programada para a segunda quinzena de junho.

Fique em casa 2 O objetivo é preservar a saúde de todos, principalmente após o avanço atual da pandemia, afirma a empresa. A John Deere, por meio de plataformas, quer combinar o virtual com o real.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.