Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu sustentabilidade alimentação

Brasil demorará 30 anos para incorporar áreas aptas à irrigação

A área é de 15,5 milhões de hectares, mas país tem capacidade industrial máxima para 500 mil por ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil tem uma extensa área apta à irrigação, mas, no ritmo atual, o país demorará pelo menos 30 anos para ocupá-la. É o que afirma o professor Durval Dourado Neto, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Atualmente, o setor cresce com base apenas em investimentos privados, mas falta uma política de estado, segundo ele.

Para verificar o potencial brasileiro e a formação de uma plano nacional de irrigação, Esalq, FAO, ANA (Agência Nacional de Águas) e o Ministério do Desenvolvimento Regional fizeram um estudo sobre o assunto.

O potencial de irrigação de áreas com alta aptidão e sustentabilidade no país é de 15,5 milhões de hectares. Essas áreas estão localizadas em terras planas, sem pedras e com fertilidade.

Dourado diz que o estudo leva em consideração aspectos econômicos, sociais, de geração de emprego e ambientais. A irrigação minimiza riscos, eleva a produtividade e garante sustentabilidade.

A irrigação entra em um contexto necessário para que o país eleve sua participação na oferta mundial de alimentos, uma necessidade já alertada pela FAO.

Em 2050, quando o mundo terá quase 10 bilhões de pessoas, o Brasil fornecerá alimentos para 2,3 bilhões, bem acima do 1,2 bilhão atual, prevê a FAO.

Uma das estratégias para atingir um volume tão elevado de alimentos é a agricultura irrigada, afirma o professor da Esalq/USP.

O potencial de irrigação no Brasil é de 53,4 milhões de hectares, segundo o estudo. Metade está nas áreas agrícolas e a outra metade nas de pastagens.

O grupo de estudo mapeou, no entanto, as regiões brasileiras com a melhor aptidão agrícola, levando em consideração solo, possibilidade de água, mão de obra especializada, infraestrutura, energia, capacidade de armazenamento e conectividade.

Com base nesses quesitos, a área mais apta para a irrigação seria de 15,5 milhões de hectares, 8 milhões no setor agrícola e 7,5 milhões no de pastagem.

Essa área se somaria aos 5,3 milhões atuais —8,2 milhões se considerada a área de 2,9 milhões de fertiirrigação de cana.

Mantido o ritmo atual, o país teria 21 milhões de hectares em 30 anos. Sendo que há a possibilidade de pelos menos duas safras por ano, o potencial de área seria próximo dos 40 milhões de hectares.

A aptidão de área para a irrigação leva em consideração a oferta de água, a evapotranspiração e a demanda de culturas importantes, como soja, milho, arroz, feijão e cana-de-açúcar.

A demora na incorporação do potencial de área pelo país advém do lento ritmo atual. Segundo Dourado, o país incorpora de 220 mil a 250 mil hectares por ano. O potencial industrial de fornecimento de equipamentos é de apenas 500 mil hectares por ano.

Se não houver uma política pública para o setor, essa incorporação só virá em 30 anos, afirma. Alguns produtores, devido à burocracia, chegam esperar cinco para a liberação da irrigação.

Dourado participou nesta quarta-feira (24) do seminário AgriTrop, promovido pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e pela Embrapa.

Mais mulheres A Suzano está desenvolvendo um programa de diversidade. Embora considere que a jornada é longa, a empresa faz um treinamento, inclusive com colaboradores, visando o viés inconsciente. Um dos objetivos é colocar mais mulheres na liderança.

Fibra curta A empresa apresentou nesta quarta-feira previsão da capacidade real global de celulose de fibra curta. Na avaliação dela, o total sai de 39,8 milhões de toneladas, em 2020, para 43,2 milhões, em 2025.

Fibra curta 2 A demanda global do mercado de fibra curta vai de 35,8 milhões de toneladas, em 2020, para pelo menos 41,4 milhões, em 2025.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.