Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu inflação

Redução na mistura de biodiesel vai chegar à inflação

Mas, para Erasmo Battistella, da BSBIOS, o cenário é de crescimento, e a empresa aposta no biodiesel de segunda geração e na produção de alimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A previsibilidade é fundamental para o setor de energia, e os consumidores sempre pagam a conta toda vez que ela é quebrada.

A avaliação é de Erasmo Carlos Battistella, fundador e presidente-executivo do ECB Group e presidente do conselho de administração da Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil).

Ele se refere à redução da mistura de biodiesel de 13% para 10% pelo governo na semana passada. A ação governamental visou minimizar o impacto do preço diesel no mercado. Atualmente, o preço do biodiesel é mais elevado do que o do diesel.

0
Posto de combustível na região central de São José dos Campos (SP) - Lucas Lacaz Ruiz - 2.mai.2019/Folhapress

Segundo Battistella, não foi levada em consideração, contudo, os pontos positivos do entorno desse combustível, como as funções ambientais, sociais e econômicas.

Os reflexos dessa redução serão muitos. Entre eles, uma exportação maior de soja “in natura”, redução de esmagamento interno e retração na mão de obra no setor. Este é o período de safra da soja e de planejamento pelas indústrias.

A menor utilização de soja pela indústria gera menos farelo, e os custos se espalham pelos setores de produção de proteínas e de derivados da oleaginosa. Os consumidores vão pagar mais caro por carnes, leite, ovos e óleo comestível. Isso reflete na inflação.

Apesar desses contratempos, a BSBIOS, empresa do ECB Group, delineia um futuro de desafios, mas com crescimento constante. Além de biocombustíveis, a empresa passará a atuar também no setor de alimentos.

A capacidade de produção das duas unidades brasileiras de biodiesel subiu para 936 milhões de litros por ano. A empresa, via a BSBIOS Paraguai, desenvolve também um projeto para a produção de biocombustíveis avançados, denominados de segunda geração.

Será construída a Biorefinaria Omega Green, no Paraguai, que produzirá 20 mil barris diários de biocombustíveis avançados, como diesel renovável, bioquerosene e nafta verde (renovável).

A construção do empreendimento terá início no segundo semestre, e a produção será exportada para Europa e Estados Unidos. Pelo menos 90% do que será produzido no início de operação da fábrica já está comercializado.

A BSBIOS, hoje em 14º lugar no ranking mundial, espera ocupar a 3ª posição em combustíveis renováveis e se tornar carbono neutro até 2030.

A empresa divulga, nesta quinta-feira (15), seu relatório de sustentabilidade. O biodiesel produzido, desde a produção sustentável da matéria-prima até a industrialização, reduz de 86% a 90% a emissão de gases de efeito estufa, se comparado ao diesel fóssil.

O ano foi bom para a BSBIOS. O faturamento subiu para R$ 5,3 bilhões, 57,5% mais do que em 2019, e o lucro líquido atingiu R$ 311,6 milhões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.