Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Brasil assume liderança mundial em receitas com exportação de grãos

Produtos como soja, milho e algodão aceleraram a produção e a exportação; os voltados para o mercado interno, como feijão, perderam espaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como está posicionada a agropecuária do Brasil no mercado internacional? Na maioria dos setores, muito bem, mas, em alguns, ainda é necessário o surgimento de uma “JBS ou de uma BRF” para dar novo fôlego a eles.

A avaliação é do pesquisador da Embrapa Elisio Contini, que, junto com Adalberto Aragão, analista da empresa, coletou informações comparativas dos principais concorrentes do Brasil nas questões de produção, de rendimento e de exportação nas duas últimas décadas.

O resultado indica que as exportações são o motor do avanço da produção brasileira. Produtos como soja, milho e algodão, com forte demanda externa, aceleraram a produção e a exportação. Já os voltados para o mercado interno, como feijão, perderam espaço.

De 2000 a 2020, o Brasil teve uma participação de 14,9% no valor mundial das exportações de grãos, conforme dados deflacionados pelo CPI (Consumer Price Index), indicador americano de inflação.
Se considerado apenas o ano de 2020, porém, a participação brasileira já está em 22,2%, colocando o país como o líder mundial em arrecadação de divisas com exportações de grãos. Os Estados Unidos vêm em segundo posto, com 21,5%. Esse cálculo inclui arroz, cevada, milho, soja e trigo.

O país avança também na produção. Nas últimas duas décadas, a presença brasileira foi de 6,2% na produção mundial desses grãos. Em 2020, já era de 7,8%.

Os dados apontam que alguns produtos vão muito bem. A soja brasileira abocanhou 51% de todas as receitas do comércio mundial desse produto no ano passado.

Outros ainda têm muito espaço para crescer, como é o caso do milho. O país tem 18% da produção mundial e, após deixar de ser um produto voltado para o mercado interno, poderá atingir de 150 milhões a 200 milhões de toneladas.

Em alguns produtos, como café e açúcar, o Brasil mantém uma liderança que dura muitos anos. Em outros, como no algodão, a presença vem avançando rapidamente.

A receita brasileira com a fibra, que tem média de 7,1% de 2000 a 2020 no mercado mundial, atingiu 14,3% em 2020.

No setor de carnes, os ganhos vêm ocorrendo há vários anos. Por isso, a participação no mercado mundial não tem grandes mudanças entre a média das duas últimas décadas e a de 2020.

O Brasil produz 9,2% das carnes bovina, suína e de frango do mundo. As exportações, em volume, atingem 13,4%.

Para Contini, os números da agropecuária são bons, mas isso não deve despertar um otimismo exagerado. “É preciso ser racional e fazer boa gestão das propriedades.”

Já o Ministério das Relações Exteriores precisa ser mais ativo na promoção do setor, principalmente dos produtos que têm viabilidade de mercado.

Contini inclui nessa lista frutas, pescados, arroz e trigo. O aumento de exportações vai elevar o patamar de produção interna.

Ele cita o exemplo do arroz, atualmente perdendo lugar para a soja no Rio Grande do Sul. A demanda na Ásia será cada vez mais crescente, e esse é um produto que poderá crescer na pauta de exportação brasileira.

Os setores de fruta e de pescado também têm um bom campo externo, mas é necessária uma profissionalização internacional. Para Contini, faltam empresas ao molde de JBS e de BRF nessas atividades.

O Brasil precisa se preparar também para a Índia, que, em dez anos, deverá ser uma nova China em necessidade de importações agrícolas.

O pesquisador diz, no entanto, que é preciso ficar atento a algumas mudanças no setor. O dólar, apesar de elevar as receitas dos produtores, está desvirtuado. No patamar atual, ele inibe avanços tecnológicos no setor, principalmente na aplicação de tecnologias e de máquinas importadas.

O país não pode permanecer, ainda, apenas na dependência de exportações de matéria-prima. É necessário o desenvolvimento de um parque industrial, inclusive com indústrias voltadas para o setor do agronegócio. Haveria um aumento das receitas com a venda externa de produtos com maior valor agregado.

São necessários vários acertos no setor, uma vez que a lógica da agropecuária brasileira será sempre a do mercado internacional, afirma Contini.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.