Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Para produtores, irrigação deve entrar mais nas discussões do setor

Área atual irrigada é pequena, e legislação desfavorável inibe ainda mais os investimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A agricultura quer discutir mais o tema da irrigação. É preciso trazer à tona o assunto como opção para aumento de produção, agregação de valor e redução dos riscos climáticos.

A avaliação é de Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Essas discussões devem ocorrer dentro da legislação e das normas para que haja uma exploração segura do uso da água.

Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa, diz que é preciso colocar a agricultura irrigada no centro das discussões, levando-se em consideração políticas alimentar e energética.

Há uma complexidade no tema e, às vezes, as questões políticas fogem do alcance científico. Os benefícios da adoção desse sistema, que ainda é pequeno no Brasil, no entanto, é grande, segundo ele.

Entre eles, está o da produtividade. Dependendo da cultura, a irrigação eleva de três a seis vezes o potencial produtivo das lavouras. A irrigação dá uma estabilidade ao setor, reduzindo a variabilidade anual da produção, uma vez que reduz o impacto do clima e das mudanças climáticas.

O pesquisador destaca, ainda, que a irrigação viabiliza a produção de várias culturas, como a de hortaliças, e durante o ano todo, além de dar melhor qualidade final ao produto.

A irrigação tem também um efeito ambiental. Reduz a necessidade de abertura de novas áreas e aumenta o sequestro de carbono, afirma.

Do lado social e econômico, o pesquisador destaca a geração de dois a seis empregos por hectare na cadeia, além de propiciar R$ 55 bilhões por ano, como ocorreu em 2019.

O Brasil irriga apenas 8,2 milhões de hectares, e um dos gargalos para isso é o emaranhado da legislação. O projeto de um produtor leva de dois a cinco anos para ser liberado, o que desincentiva os investimentos.

Foram os problemas enfrentados por Sérgio Pitt, tradicional produtor do oeste da Bahia que utiliza a irrigação. As liberações de outorgas não evoluíram com eficiência, e são processos sobre processos, atrasando a programação dos produtores, afirma ele.

Além disso, a energia elétrica, outro grande gargalo do setor, nem sempre mantém consistência e qualidade. São concessões antigas, promovidas pelos estados, e que não contemplam cláusulas específicas para os produtores.

Mas a irrigação tem o seu lado bom, segundo Pitt. Apesar dos investimentos médios de aproximadamente R$ 20 mil por hectare, o produtor consegue planejar suas lavouras, antecipando ou postergando o plantio, conforme for mais conveniente.

Com isso, ele consegue produtividade mais elevada e aproveitamento melhor das máquinas e da mão de obra.

Tem a possibilidade, ainda, de colocar o seu produto no mercado em momento diferente do dos demais produtores, obtendo preços mais rentáveis.

Pitt afirma que já há uma evolução no manejo das áreas irrigadas. O produtor adquiriu novas técnicas, calibra melhor a utilização da água e planeja de forma mais adequada as culturas.

Quanto aos investimentos, ele diz que são pesados no início, mas que, depois de três a cinco anos, são recuperados.

Para Mariane Crespolini, diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, a irrigação é fundamental para a sustentabilidade. Garante uma segurança alimentar e auxilia no desafio da mudança climática.

A agricultura é o setor mais vulnerável às mudanças climáticas, e a irrigação é estratégica para o enfrentamento desse desafio, acrescenta ela.

Durval Dourado Neto, professor da Esalq, afirmou recentemente à coluna que o país tem potencial para irrigar 53,4 milhões de hectares. Desta área, 15,5 milhões têm uma alta aptidão. Ou seja, solo, possibilidade de água, mão de obra especializada, infraestrutura, energia, armazenagem e conectividade são bastante favoráveis à adoção da irrigação nessas áreas.

Em um seminário realizado nesta terça-feira (15), o setor determinou 15 de junho como o dia da agricultura irrigada. Um dos motivos da escolha foi por essa data estar próxima da do dia do meio ambiente, afirma o pesquisador da Embrapa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.