Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Interferência do governo no biodiesel chega ao emprego

Setor agroindustrial de óleos e gorduras perde 7,5% dos trabalhadores no segundo trimestre, segundo Cepea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A interferência do governo no setor de biodiesel atingiu o mercado de trabalho. O segmento agroindustrial de óleos e gorduras teve uma redução de 7,5% na população ocupada no segundo trimestre deste ano, em relação à do primeiro.

Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), com base nos números da Pnad-Contínua do IBGE.

A interferência do governo neste ano teve início no leilão 79, quando a mistura de biodiesel ao diesel, que deveria ser de 13%, voltou para 10%. No leilão referente a setembro e outubro, o governo elevou a mistura para 12%, mas já retornou para 10% em novembro e dezembro.

A atuação do governo foi considerada um retrocesso pelo o setor de biodiesel. “Perdemos duas vezes”, diz o presidente do conselho da Aprobio (Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil), Francisco Turra.

“De um lado, reduzimos o esmagamento de soja internamente, exportando essa matéria-prima e deixando de gerar valor agregado. De outro, elevamos a importação de diesel”, afirma Turra.

Para Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), essa interferência não responde a uma lógica econômica.

A redução da mistura de 13% para 10% de biodiesel ao diesel foi justificada porque ela provocaria uma queda de R$ 0,02 no litro do diesel na bomba.

Mesmo com a redução a 10%, no entanto, o litro, com o recente aumento da Petrobras, vai custar R$ 0,20 a mais. O culpado, portanto, não é o biodiesel, mas o câmbio e os preços internacionais do petróleo, afirma Ferrés.

É preciso eliminar eventuais desafios que ocorram em todas as etapas do processo, mas não mirar o produto e achar que ele é o problema, diz.

“O impacto da interferência foi na veia”, afirma Jaime Alfredo Binsfeld, presidente da Amub (Associação das Menores Usinas de Biodiesel do Brasil). As 14 indústrias que compõem a associação têm capacidade anual de produção de 832 milhões de litros do combustível. O setor, como um todo, chega a 9 bilhões de litros.

As pequenas e médias empresas, que representam um terço das indústrias que participam dos leilões, não são verticalizadas e atuam apenas com o biodiesel, diz ele.

Uma interferência dessa mexe não apenas com emprego, mas também com toda a economia de uma microrregião.

Algumas pequenas cidades são totalmente dependentes de usinas de biodiesel, mesmo que elas sejam de pequeno porte, segundo o presidente da Amub.

A redução de produção implica em menores vendas, menor circulação de mercadorias e queda no comércio.

O corte de 1 ponto percentual na mistura significa uma redução próxima de 100 milhões de litros. Quando se cortam 3 pontos, são próximos de 300 milhões, segundo o presidente da entidade.

Binsfeld diz que preocupa também os próximos passos do setor. A eliminação dos leilões, como propõe o governo, deve ser bem transparente. Questões tributárias, contratos, adição, recebimento, distribuição são temas que ainda geram muitas dúvidas.

A manutenção das pequenas indústrias no setor é importante, principalmente porque delas também dependem distribuidoras menores e que movimentam economias regionais.

“Essas mudanças são muito sensíveis porque precisamos saber com clareza como vai ser o dia seguinte”, afirma.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.