Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Conab prevê safra recorde, mas oferta de alguns produtos ainda é incerta

Produção de grãos vai a 289 milhões de toneladas; estoque de arroz cresce, mas o de feijão fica limitado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após um ano de demandas interna e externa aceleradas e de oferta menor de produto, 2022 deverá ser um período mais folgado em termos de abastecimento.

A primeira estimativa de produção de grãos da safra 2021/22 indica área e produção recorde no país. Os agricultores deverão semear 71,5 milhões de hectares com culturas temporárias, com previsão de uma safra de 289 milhões de toneladas. A área cresce 3,6%, e a produção, 14,2%.

Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que adverte, no entanto, que são as primeiras estimativas. Será um período de La Niña, o que coloca dúvidas sobre como o clima afetará as principais regiões produtoras. Por ora, o plantio está sendo feito no período ideal e com clima favorável.

Confirmados os dados de produção, o país voltará a ter boa sobra de produtos no final da safra, nas contas da Conab. Esse volume dependerá, porém, do apetite externo por importações e do comportamento do dólar. Sem um arranjo na economia, a moeda norte-americana continuará elevada, facilitando exportações.

O arroz, cereal que vinha pesando muito no bolso do consumidor e afetando a taxa de inflação, deverá terminar a safra 2021/22 com estoques finais de 2,7 milhões de toneladas, um volume recorde.

Esse aumento ocorre mesmo com redução de produção e aumento da exportação em 2022. O estoque será impulsionado pela sobra de 2,5 milhões de toneladas da safra 2020/21.

O mesmo não ocorre com o feijão, que continuará com oferta reduzida nesta safra, assim como foi na anterior. Só a partir de janeiro, o volume a ser colocado no mercado aumenta. Com isso, os estoques finais da safra 2021/22 ficam em 158 mil toneladas, um dos menores patamares para a leguminosa.

O milho, se o clima ajudar, poderá voltar ao normal nesta safra, após uma situação bastante anormal na anterior. Nos cálculos da Conab, a produção sobe para 116 milhões de toneladas, atendendo consumo interno e exportações, além de deixar uma sobra de 11,5 milhões de toneladas no final da safra 2021/22.

Os destaques da safra que se inicia são soja, que chegará a 141 milhões de toneladas, e milho, cuja produção, após a forte redução neste ano, voltará a ser recorde no próximo.

Como alerta Candice Santos, superintendente de informações da agropecuária da Conab, a previsão é de uma safra recorde, mas vai depender do clima. Para Sergio De Zen, diretor da entidade, as condições atuais são bastante favoráveis, mas as variáveis climáticas deverão ser bem observadas durante a safra.

O alerta dos técnicos da Conab tem fundamento nesse período de incertezas climáticas. Em abril deste ano, a Conab previa uma safra de 274 milhões de toneladas em 2020/21. Com a quebra de 22 milhões de toneladas na produção de milho, a safra ficou em apenas 253 milhões.

Se a produção de milho encolheu, a de trigo será recorde. O país deverá produzir 8,2 milhões de toneladas neste ano, 31% a mais do que em 2020. Este é um produto que o país é dependente do mercado externo, importando 50% do consumo.

Taxa de biodiesel Após dados do Cepea mostrarem redução no emprego no setor de moagem, agora é a vez de a indústria apontar queda na atividade. Isso ocorre devido à redução da taxa de mistura de biodiesel ao diesel para 10%.

Moagem menor Segundo a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), entidade que representa pelo menos 85% da atividade das empresas, a moagem de agosto deste ano recuou para 3,3 milhões de toneladas, o menor patamar desde fevereiro.

​Receitas Os preços favoráveis da soja no mercado internacional deverão elevar para US$ 47,2 bilhões as receitas a serem obtidas pelos exportadores brasileiros neste ano. No ano passado, somaram US$ 35,2 bilhões.

Café O consumo mundial deverá crescer 1,9% na safra 2020/21, somando 167,3 milhões de sacas. Já a produção praticamente fica estável, em 169,6 milhões, segundo estimativas da OIC (Organização Internacional do Café).

Cresce nos EUA A maior evolução no consumo deverá ocorrer na América do Norte. A OIC estima um consumo de 31,8 milhões de sacas para a região, 3,7% a mais. Já o maior aumento de produção é na América do Sul, que deverá atingir 82,8 milhões de sacas, com alta de 1,9%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.