Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Produção de carne bovina fica em 10 milhões de toneladas, mas poderia ser de 255 milhões

Potencial é estimado com base nos produtores mais tecnificados, e que atingem 103 arrobas por hectare por ano, segundo consultoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A produtividade média brasileira da pecuária é de apenas 4,1 arrobas por hectare por ano, mas algumas propriedades já têm potencial para até 103.

Com um pouco de tecnologia aplicada no campo, o cenário seria bastante diferente para a pecuária no pais, segundo Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

Anualmente, a consultoria, junto com a Agroconsult, vai a campo para diagnosticar produção e nível tecnológico, além de verificar tendências e desafios do setor.

Gado em fazenda próxima de Paragominas, no Pará
Gado em fazenda próxima de Paragominas, no Pará - Lalo de Almeida - 3.ago.15/Folhapress

Com base nas informações colhidas nas fazendas, a Athenagro verificou que, enquanto alguns produtores estão na base do patamar de produtividade, com apenas 4,1 arrobas de produção por hectare por ano, e praticamente sem sobrevivência no setor, 1% das fazendas visitadas, altamente tecnificadas e com manejo adequado, já obtém 103 arrobas por hectare por ano.

O gargalo é grande, mas a consultoria constatou que pelo menos 10% dos produtores visitados já conseguem 34 arrobas por ano.

Utilizando as pastagens existentes e essa produtividade média dos 10% de produtores da lista da Athenagro, a pecuária brasileira poderia render 84 milhões de toneladas de carne por ano, acima da produção mundial, que é de 70 milhões.

Com a produtividade de 103 arrobas para toda a pecuária, já conseguida por alguns produtores, a produção nacional poderia atingir 255 milhões de toneladas equivalentes carcaças, nas contas da consultoria.

Mas, como a produtividade média nacional está tão baixa, o país deverá ficar nas 10 milhões de toneladas de carne bovina equivalente carcaça neste ano, um volume 7,4% inferior ao recorde de 2018, quando a produção havia sido de 10,8 milhões de toneladas.

Deste volume, apenas 7,4 milhões têm fiscalizações federal, estadual e municipal.

Nogueira estima que, apesar da interrupção chinesa de compras nas últimas semanas, as exportações brasileiras deverão crescer 2% sobre o recorde do ano passado. Para 2021, o diretor da consultoria espera 2,7 milhões de toneladas equivalentes carcaças.

Agroconsult e Athenagro, junto com Santander, Ihara e Zoetis, iniciam a 10ª edição do Rally da Pecuária no próximo dia 27, pela região Sul do país, informou Nogueira nesta quarta-feira (20). ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.