Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu inflação juros

Alimentos têm maiores preços desde 1975, segundo FAO

Índice de acompanhamento do setor registra alta de 27% nos últimos 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os preços mundiais dos alimentos voltaram a subir no mês passado, superando em 1,2% o patamar médio de outubro. Com isso, a alta acumulada em 12 meses é de 27,3%.

Os dados são do Índice de Preços de Alimentos da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

As seguidas elevações fazem o ano de 2021 registrar os maiores preços dos alimentos, em termos reais, desde 1975, tomando-se como base esse indicador da FAO.

Lavoura de café na Chapada de Minas
Lavoura de café na Chapada de Minas - Walfried Weissmann - 20.ago.19/NITRO/Sebrae/Divulgação

Dois itens têm boa parte de responsabilidade em 2021: óleos vegetais e açúcar. No primeiro caso, a alta acumulada em 12 meses é de 51,4%. Demanda mundial maior e oferta menor na América do Sul e na Ásia impulsionaram os preços.

Já o açúcar, devido à quebra de safra no Brasil e ao déficit mundial, ficou 38% mais caro nos últimos 12 meses. A FAO registrou, ainda, um aumento acumulado de 23% nos cereais, de 18% nas carnes e de 19% no setor de laticínios.

Esses aumentos aos consumidores são reflexos dos preços no campo. Segundo o Amis (Agricultural Market Information System), a evolução média mundial das principais commodities (trigo, arroz, milho e soja) é de 16,2% nos últimos 12 meses. O destaque é o trigo, que ficou 43% mais caro no período.

Complicações na safra de milho no Brasil e em outros países produtores dessa commodity forçaram uma alta mundial de 16,1% no cereal neste período. Já a soja teve evolução de 4,5%, e o arroz caiu 11%.

Os preços no campo no Brasil seguem o ritmo internacional, com intensos aumentos, à exceção do arroz, que está em queda.

No final de novembro, a liderança acumulada nos preços internos ficava com o açúcar, 42% mais caro do que há um ano. O trigo subiu 21%, e o milho, 10%.

O preço do boi, que vinha registrando uma das principais altas no ano, perdeu força após a interrupção de compra de carne bovina pelos chineses, a partir de setembro.

Mesmo sem a China no mercado do Brasil, porém, os preços da arroba voltaram a subir e superam R$ 320, devido à redução na oferta de animais para abate. Nos últimos 12 meses, a evolução acumulada dos preços é de 18%.

Preços externos e internos elevados refletem na inflação dos consumidores nacionais. Nesta quinta-feira (2), a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulgou que a taxa acumulada dos alimentos é de 11% em 12 meses.

Essa pressão, no entanto, começa a diminuir. Os preços de alguns alimentos pararam de subir, embora ainda estejam em patamares elevados. Em novembro, os alimentos recuaram 0,15%, primeira queda mensal desde fevereiro.

Alimentação cara Os consumidores que estão recorrendo às farinhas de mandioca e de milho para uma complementação alimentar estão pagando 11% e 19% a mais, respectivamente, por esses produtos nos últimos 12 meses. A farinha de trigo subiu 9%, segundo a Fipe.

O peso do agro Mesmo sem estar voltada exclusivamente para o agronegócio, a Komatsu está se beneficiando da boa evolução do setor nos últimos anos. O agronegócio já representa 30% das vendas da empresa.

Suporte Voltada para as áreas de construção, mineração e florestal, a Komatsu não atua diretamente no setor produtivo agrícola, mas dá suporte aos agricultores na manutenção da infraestrutura da propriedade.

Suporte 2 Cada vez mais, as propriedades agrícolas necessitam de pás carregadeiras, motoniveladoras, escavadeiras e outros equipamentos voltados para a agroindústria, diz Luciano do Amaral Rocha, vice-presidente de equipamentos da empresa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.