Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Preço alto e renda baixa fazem brasileiro consumir 8,6 quilos a menos de carne no ano

Além da queda no consumo médio houve migração para produtos de menor valor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O brasileiro deixou de consumir 8,6 quilos de carne per capita neste ano, em relação ao anterior, considerando o consumo de carnes bovina, suína e de frango.

Além disso, houve uma substituição de proteínas mais caras para produtos mais em conta. Essa queda no consumo é resultado de um ano difícil tanto para a indústria de proteína como para os consumidores.

Do lado da indústria, os custos de produção foram bem mais altos neste ano. Quebra na safra de milho, exportações elevadas de grãos, principalmente de soja, energia mais cara e pressão do dólar nos insumos importados –o resultado foi uma elevação dos preços das proteínas.

Do lado do consumidor, o desemprego, a alta dos alimentos, a volta da inflação em geral e a falta de renda retiraram o poder de compra e afastaram muitos das proteínas.

Refrigerador de um supermercado em Brasília; consumo de carne bovina cai, mas de aves aves e suínos está em alta
Refrigerador de um supermercado em Brasília; consumo de carne bovina cai, mas de aves aves e suínos está em alta - Lucio Tavora/Xinhua

Conforme dados desta quinta-feira (16) da Scot Consultoria, o consumo de carne bovina, perto de 35 quilos per capita nos anos anteriores, caiu para 25 kg neste, uma redução de 29%.

Já o consumo de carnes de aves e de suínos estão em alta, segundo Ricardo Santin, da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

O consumo médio per capita de carne de frango subiu para 46 quilos neste ano, com evolução de 2%. Já o de carne suína foi a 16,8 quilos, com alta de 5% no ano.

Boa parte da queda do consumo de carne bovina se deve ao preço. A oferta de gado foi menor, os abates caíram e as exportações, apesar da interrupção da China, se mantiveram aquecidas. O resultado foi uma elevação dos preços no varejo.

Considerando os dados da ABPA e da Scot Consultoria para essas três carnes, o consumo médio por brasileiro para este ano está estimado em 87,8 quilos, 8,9% abaixo dos 96,4 kg do ano anterior.

Alcides Torres, da Scot, destaca que, mesmo no período em que a China esteve fora do mercado brasileiro, o varejo não registrou queda da carne bovina.

Quando em vigor, o auxílio emergencial ajudava a absorver parte do impacto do aumento. Com a supressão do auxílio, o consumo cai.

Os frigoríficos estão em uma sinuca de bico, diz Torres. Já o varejo, que não conseguiu repassar preços na alta do boi, manteve os valores da proteína elevados no período de queda no preço da arroba, a fim de recompor margens.

Os repasses nos preços nas carnes vão continuar em 2022, segundo Santin. Haverá um aumento contínuo e diluído ao longo do ano, devido à mudança de patamar dos custos de produção. Estes não deverão ter fortes reajustes, mas ficarão estáveis na alta.

O executivo da ABPA avalia que o poder de renda da população não permite grandes aumentos, mas que o boi deverá ter reajustes para cima com o retorno da China. Com isso, as demais proteínas vão continuar ganhando espaço na preferência do consumidor.

Ele diz que alguns fatores devem permitir uma melhora no consumo de carnes no ano que vem. Esses alívios virão do aumento do salário mínimo, do Auxílio Brasil do governo e de uma retomada da economia.

Com base nos dados de Torres e de Santin, dá para prever que, sem uma recomposição da renda do consumidor — o que não deverá ocorrer em curto prazo—, o consumo médio de proteínas deverá continuar achatado e com migração de produtos mais caros para os de menores preços.

A ABPA divulgou nesta quinta-feira os números do setor deste ano e expectativas para o próximo, A produção de carne de frango, que deverá ser de 14,35 milhões de toneladas neste ano, 3,5% a mais do que no anterior, poderá atingir 14,9 milhões no próximo.

As exportações continuam aquecidas, somando 4,58 milhões em 2021, com aumento de 8%, podendo chegar a 4,75 milhões em 2022.

Os números foram bons também para a suinocultura, cuja produção de carne atingirá 4,7 milhões de toneladas neste ano e 4,85 milhões no próximo. As exportações passam de 1,13 milhão para 1,2 milhão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.