Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu Rússia

Concentração das importações brasileiras em poucos países vai além dos fertilizantes

Dependência abrange de agrotóxicos a alimentos; a América do Sul fornece 98% do trigo que o país importa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dependência brasileira de poucos países na hora de comprar insumos agrícolas e alimentos vai além dos fertilizantes.

A guerra da Rússia com a Ucrânia tornou evidente esse perigo. Rússia e Belarus, esta também sob sanções internacionais, são responsáveis por 28% das importações brasileiras de fertilizantes.

A situação não é muito diferente nos produtos que o Ministério da Agricultura denomina como agrotóxicos. Uma interrupção no fornecimento da China e da Índia cortaria em 55% a necessidade de importação do Brasil nesse setor.

Trigo
Dependência de importações do Brasil passa por fertilizantes, inseticidas e alimentos - Vincent Mundy/Reuters

Isso já vem ocorrendo, embora em menor escala, neste período de pandemia. China e Índia reduziram a produção de agroquímicos, os preços subiram e a oferta desses produtos foi reduzida no mercado brasileiro.

No setor de inseticidas, a dependência brasileira de produtos argentino e indiano atinge 50%, em volume. Em dólares, a liderança é dos norte-americanos, que ficam com um terço dos gastos dos brasileiros com essas compras.

Nos herbicidas, China e Estados Unidos são responsáveis por 83% dos produtos que chegam ao Brasil. A França e Reino Unido lideram no fornecimento de fungicidas, quando a conta é vista pelos gastos. Já em volume, Índia e Colômbia são responsáveis por 63% dos produtos que entram no país.

Entre os alimentos importados, o trigo é o que tem a maior dependência de um único país. Os argentinos forneceram 87% do que os brasileiros importaram no ano passado, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Essa dependência brasileira do trigo argentino é vantajosa devido à proximidade dos mercados e a preços menores.

Um sério problema climático durante a safra de trigo na América do Sul, no entanto, afetaria 98% das importações brasileiras, uma vez que Paraguai e Uruguai detêm outros 11% do mercado do Brasil.

Normalmente o Brasil importa 50% do trigo que consome. No ano passado, 5,43 milhões de toneladas vieram dos argentinos.

Argentina e Uruguai também são importantes para o Brasil nas importações de lácteos. Juntos, eles são responsáveis por 89% das compras brasileiras neste setor.

Fertilizantes O programa do governo para elevar a produção de fertilizantes é para longo prazo. Não vai resolver a deficiência imediatamente.

Fertilizantes 2 A afirmação é de Roberto Rodrigues, feita em reunião da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio). Ele espera uma evolução do fornecimento interno aos poucos.

Fertilizantes 3 Para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) seria interessante avaliar o quanto de fertilizante está acumulado no solo dos produtores brasileiros. A avaliação seria importante para períodos como este, segundo Sergio De Zen, diretor da entidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.