Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu inflação

Governo dos EUA quer segunda safra anual de grãos

Diferentemente do Brasil, porém, clima por lá não é favorável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A inflação dos alimentos bateu forte na mesa dos norte-americanos, e o presidente Joe Biden quer incentivar até uma segunda safra anual em diversas áreas do país para aumentar a oferta de comida.

Para os fazendeiros norte-americanos, a segunda safra não será tão fácil como é para os brasileiros. Condições climáticas na maioria das áreas de produção dos Estados Unidos não permitem o segundo plantio.

Devido a esses riscos, o governo dos Estados Unidos vai elevar o seguro nos municípios com possibilidade de segunda safra, beneficiando os produtores que se arriscarem neste segundo plantio.

Nota de dólar cercada por grãos - Dado Ruvic - 9.mai.2022/Reuters

Produtores que semeiam soja após o trigo atualmente arcam com os custos no caso de uma adversidade climática.

Na avaliação do governo, os fazendeiros dos Estados Unidos devem aumentar a produção de grãos para compensar, em parte, a ausência dos produtos da Ucrânia no mercado internacional.

Em uma fazenda em Illinois, nesta quarta-feira (11), Biden disse que pelo menos 20 milhões de toneladas de grãos estão parados nos armazéns da Ucrânia, com dificuldades para serem colocados no mercado internacional, devido à guerra provocada pelos russos.

O presidente dos Estados Unidos alertou sobre a necessidade de investimentos na agricultura para o aumento da produção, mas destacou também a necessidade da redução dos custos no processo produtivo.

Quanto aos custos, o fertilizante é um dos que mais subiram recentemente. Por isso, o governo vai dobrar o volume de crédito para a produção doméstica de adubo, um programa anunciado inicialmente em março deste ano.

Com o novo repasse, o subsídio dado ao setor atingirá US$ 500 milhões. Para se adequar a essa linha de crédito, o produtor de fertilizante necessita ser independente e não estar ligado aos atuais grandes fornecedores.

Além disso, o fertilizante tem de ser produzido nos Estados Unidos e por empresas norte-americanas, visando uma redução da dependência externa. Assim como o Brasil, os Estados Unidos também têm dependência externa nesse setor.

Ao incentivar o aumento de produção de grãos, Biden quer afastar o fantasma da inflação que, assim como nos demais países do mundo, afeta os Estados Unidos. A taxa anual de inflação está em 8,3%, impulsionada pelos alimentos, que registram alta de 9,4% no período. Há quatro décadas, o país não registrava taxas tão elevadas.

Para aumentar a produtividade e reduzir custos de produção, o governo norte-americano promete ampliar assistência técnica aos produtores e melhorar a infraestrutura do país.


Café As exportações brasileiras do mês passado recuaram para 2,81 milhões de sacas, 24% a menos do que em abril de 2021, segundo dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Café 2 Com o recuo de abril, as exportações acumuladas no ano caem 11%, em volume. Já as receitas, devido aos preços elevados, sobem para US$ 3,1 bilhões, 56% a mais do que de janeiro a abril do ano passado.

Efeito guerra As exportações brasileiras de café para a Rússia caíram para 273 mil sacas de janeiro a abril, uma queda de 35%, em relação a igual período do ano passado, segundo o Cecafé.

De volta As importações de carne de frango da União Europeia feitas no Brasil subiram 19% nos dois primeiros meses deste ano, atingindo 36 mil toneladas.

Pode ser mais Com as dificuldades de exportações pela Ucrânia, os europeus informaram que terão de importar mais produto brasileiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.