Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Preço alto das commodities faz produtor dos EUA conservar área menor

Adesão ao programa de conservação do governo é voluntário, mas oportunidades econômicas interferem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O preço elevado das commodities faz o produtor norte-americano reduzir a área de terra que será destinada à conservação agrícola neste ano.

O aumento da renda obtida recentemente pelo setor reforça a opção do produtor por uma área menor de conservação.

O Programa Geral de Reserva de Conservação (CPR na sigla em inglês) é voluntário, e os produtores tomam decisões conforme as oportunidades de mercado.

Agricultor trabalha no campo na província de Hebei, norte da China - Liu Jidong -19.abr.22/Xinhua

Próximo de 800 mil hectares, cuja matrícula venceu neste ano, estão sendo reinscritos no programa. A área das matrículas que vencem, no entanto, soma 1,4 milhão de hectares, conforme informou o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta terça-feira (3).

A oferta de áreas novas para o programa é de apenas 162 mil hectares, 57% do que foi em 2021.

O programa permite ao produtor semear várias espécies para a conservação ambiental, como gramíneas ou árvores liberadas ao plantio.

Segundo o Usda, os objetivos são controlar a erosão, melhorar a saúde do solo e a qualidade da água, além de gerar condições para a vida selvagem em terras agrícolas.

As terras inscritas no programa desempenham, ainda, um papel fundamental nos esforços de mitigação das mudanças climáticas, conforme avaliação do órgão do governo.

Criado em 1985, o programa foi originalmente planejado para controlar a erosão do solo e estabilizar os preços das commodities, retirando terras marginais da produção, por meio de um incentivo do governo, que tem como base o tipo de vegetação nas áreas inscritas.


Gripe aviária Os focos da influenza aviária aumentam nos Estados Unidos. Já são 265, e 164 deles ocorrem em granja comercial. São 37 milhões de aves afetadas.

Recursos Para auxiliar no combate à doença, o Usda transferiu mais US$ 263 milhões para o serviço de inspeção do país. Os recursos servem para indenização de produtores, diagnósticos e outros custos.

Trigo A intenção da Índia de ocupar parte do mercado mundial de trigo deixado pela Ucrânia pode não se concretizar. Os indianos esperavam colocar até 12 milhões de toneladas do cereal no mercado externo, mas a seca que assola o país deverá impedir.

Preços As commodities agrícolas voltaram a cair nesta terça-feira no mercado externo. O milho recuou 1,3%; e a soja e o trigo, 1% em Chicago. No Brasil, o preço do trigo subiu 0,53%, enquanto o da soja caiu 1%; e o do milho, 0,3%, conforme dados do Cepea.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.