Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produção mundial de trigo cai pela 1ª vez em quatro anos

Em tempos de guerra, colheita recua para 771 milhões de toneladas, segundo FAO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um período em que o trigo passa a ser um dos principais problemas na alimentação mundial, o Amis (Agricultural Market Information System), um monitor de acompanhamento do mercado de cereais da FAO, aponta para a primeira queda na produção de trigo nos últimos quatro anos.

Problemas na Ucrânia, Austrália, Marrocos e Índia deverão fazer a produção mundial recuar para 771 milhões de toneladas neste ano, 1% a menos do que no ano passado, informou o Amis nesta quinta-feira (2).

Os preços elevados do produto vão segurar também o consumo mundial, que recua para 769 milhões de toneladas. A queda ocorrerá tanto na industrialização do cereal como na produção de ração.

Plantação de trigo em Qiryat Shemona, em Israel - Ayal Margolin - 22.mai.2022/Xinhua

Produções menores na Ucrânia, Argentina, Austrália e Índia, além de proibições de exportações por alguns países, vão fazer o comércio mundial recuar para 189 milhões de toneladas nesta safra.

O acompanhamento de preços do IGC (International Grains Council) indica que o trigo está com variação de 56% nos últimos 12 meses. Neste mesmo período, o milho subiu 13%; a soja, 14%; e o arroz caiu 6%.

A redução na oferta de alimentos e os altos preços fizeram com que aumentasse em muito o número da população em estágio de fome. No início do ano, eram 570 mil. Agora, já são 750 mil, segundo o Amis.

Dentre os 92 países monitorados, 23 deles já estão com alto risco de fome. A Guerra da Ucrânia piorou ainda mais a situação da população mundial.

Em 2019, 158 milhões de pessoas no mundo enfrentavam fome aguda. Com a pandemia e a guerra ucraniana, esse número poderá subir para 323 milhões.

Os preços elevados têm puxado a inflação, cuja taxa anual já está acima de 15% em 40 países. A cada 1 ponto percentual de alta na taxa de inflação, 10 milhões de pessoas passam para a pobreza extrema, mostra um estudo.

Os números do Brasil indicam os elevados custos que o trigo tem trazido ao bolso dos consumidores.

Conforme dados divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) desta quinta-feira, o pãozinho já acumula alta de 22% nos últimos 12 meses. A farinha de trigo subiu 23%, interferindo nos custos dos derivados de trigo.

Café A colheita da safra 2022/23 atinge 18,5% da área a ser colhida, segundo a Safras & Mercado. Sendo que a consultoria estima uma produção de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos neste ano, 11 milhões já estariam nos armazéns.

Café 2 O ritmo de colheita do café arábica é mais lento, atingindo 13% da área. No caso do conilon, o avanço é de 28%, segundo a consultoria.

Inflação A alta mundial dos alimentos elevou a taxa anual de inflação para 11,5% nos países da OCDE, segundo a organização divulgou nesta quinta-feira.

Menos trigo A Ucrânia, envolvida na guerra com a Rússia, deverá colher 19 milhões de toneladas de trigo nesta safra, bem abaixo dos 33 milhões da anterior, segundo uma associação de cerealista do país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.