Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Banco prevê melhoras para a suinocultura no segundo semestre

Cenário ainda não é totalmente favorável, mas será melhor do que no primeiro semestre, segundo Rabobank

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um pequeno alento para os produtores brasileiros de suínos. O segundo semestre deste ano deverá ser melhor do que o primeiro em preços e em demanda.

Um aumento nas importações chinesas permitirá uma evolução melhor dos negócios e dos preços de mercado. É o que esperam analistas do Rabobank, um banco especializado em agronegócio.

Segundo o banco, as importações chinesas, que recuaram 54% nos cinco primeiros meses, deverão cair de 25% a 30% durante o ano todo, o que mostra uma melhora no segundo semestre.

Rabobank em Utrecht, na Holanda - Eva Plevier -21.ago.18/REUTERS

Além dos chineses, outros importadores, como Japão, também deverão elevar as compras externas. Na avaliação dos analistas do Rabobank, o consumo de carne suína se mantém resiliente.

Por não ser uma carne tão cara, mas também não muito barata, tem um movimento de alteração de consumo bastante lento.

No Brasil, a renda do produtor está aumentando, mas ainda traz desafios. As exportações, que acumularam queda de 10% no primeiro semestre, deverão fechar o ano com redução de 4% a 6%, em volume, segundo o banco.

Embora as exportações para a China, o principal mercado do país, tenham caído, o Brasil conseguiu exportar a proteína para outros mercados.

A demanda por carne suína cresce também na América do Norte e na União Europeia. Em alguns países asiáticos, porém, devido aos efeitos da peste suína africana, o consumo cai.

Um alívio para os produtores é que os custos de energia e dos grãos tiveram redução nos últimos meses, melhorando as margens.

Traçar cenários para o segundo semestre, no entanto, não está fácil. Os analistas do Rabobank alertam que os produtores devem ficar atentos às condições macroeconômicas mundiais.

Nesta quarta-feira (27), o Fed (Banco Central dos EUA) voltou a elevar a taxa de juros, trazendo mais para perto das economias uma possível recessão.

A suinocultura vai depender também dos resultados da safra de grãos nos Estados Unidos, onde o clima, por ora, não tem auxiliado as lavouras.

As restrições impostas pela Covid e novos focos de peste suína africana em importantes países produtores também são motivos de preocupação, segundo os analistas.

Diante desses desafios, o produtor precisa ficar atento, ainda, ao comportamento do consumidor perante preços elevados e inflação crescente.

No Brasil, a arroba teve como referência R$ 140 nesta quarta-feira (27) na Bolsa de Suínos. Há um mês, estava em R$ 115, segundo a Associação Paulista de Criadores de Suínos.

Brasil responderá por 35% da produção mundial de laranja

A produção mundial de laranja deverá crescer 6% na safra 2021/22, somando 49 milhões de toneladas. Em caixa, esse volume subiria para 1,2 bilhão.

Os dados são Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que mostra o Brasil como responsável por 35% dessa produção.

Na avaliação do órgão, o clima será mais favorável no Brasil, compensando parte das perdas nos Estados Unidos e na Europa.

Entre os fornecedores de fruta fresca chamam a atenção o crescimento consistente da África do Sul, que tem feito um bom trabalho como exportador de suco, e a queda do Egito, que nos últimos anos vem ganhado participação no mercado mundial, afirma Ibiapaba Netto, diretor executivo da CitrusBr.

A projeção do Usda, segundo ele, mais uma vez consolida o Brasil como grande fornecedor global de suco, sendo responsável por 75% da oferta mundial.

Os dados do Usda indicam uma aproximação da produção de suco do México à dos Estados Unidos. Os mexicanos deverão produzir 170 mil toneladas. Os americanos, apenas 190 mil, o menor volume registrado na série histórica do país.

Essa aproximação é gerada por dois fatores, segundo o diretor da CitrusBr: queda na produção da Flórida e crescimento no México.

Os mexicanos vão consolidar a posição de grandes fornecedores de suco concentrado (FCOJ 66 Brix) para os Estados Unidos, devido à vantagem tarifária em relação ao produto brasileiro.

Ainda assim, o Brasil tem grandes oportunidades, principalmente na venda do NFC, suco que é exportado na diluição natural (12 Brix), afirma o diretor.

O Usda prevê uma produção total de 16,9 milhões de toneladas de laranja no Brasil (próximo de 400 milhões de caixas). A oferta nacional de suco será de 1,14 milhão de toneladas, bem acima da dos americanos, que recua para 190 mil. Os EUA detêm a segunda posição mundial, seguidos de México e de União Europeia.


Finança verde Os novos instrumentos de finanças verdes e os desafios e as oportunidades para o financiamento da agropecuária de baixo carbono no Brasil serão os principais tópicos de discussão do 2º Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável.

Finança verde 2 O encontro reunirá, na quarta-feira (3) e na quinta (4), representantes de instituições financeiras, governos e empresas dos dois países, além de executivos de organizações multilaterais e entidades ambientais que atuam em âmbito global.

Cooperação O objetivo do evento é identificar formas de cooperação nessa área e promover a conexão entre investidores chineses e projetos agropecuários de baixo carbono no Brasil.

Cooperação 2 O evento é organizado pelo CEBC (Conselho Empresarial Brasil-China) e o think tank chinês IFS (Institute of Finance and Sustainability), com apoio do (CBI) Climate Bonds Initiative.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.