Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu alimentação

Brasil preenche cota e exporta menos carne para EUA

Mesmo assim, participação brasileira sobe para 20% nas importações norte-americanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cota de exportação de carne fresca do Brasil para os Estados Unidos foi preenchida e as vendas para os norte-americanos caem em maio.

Após ter atingido a marca recorde de 46 mil toneladas comercializadas em janeiro, o volume de vendas do Brasil para os Estados Unidos foi declinando e ficou em 15 mil toneladas em maio, segundo dados do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Apesar dessa queda, os brasileiros mantiveram uma participação de 20% no volume de carne bovina importada pelos norte-americanos de janeiro a maio. No mesmo período do ano passado, era de 9%.

Nos cinco primeiros meses deste ano, os EUA importaram 724 mil toneladas. Deste volume, 151 saíram do Brasil. Os norte-americanos deverão importar 1,6 milhão de toneladas neste ano, 9% a menos do que em 2021.

Carnes à venda em açougue nos Jardins, em São Paulo
Carnes à venda em açougue nos Jardins, em São Paulo - Eduardo Knapp - 28.nov.10/Folhapress



Fertilizantes O novo cenário mundial de preços deve permitir a produção de um volume maior desse insumo no Brasil. Os preços anteriores e a boa oferta de alguns grandes produtores inibiam investimentos por aqui.

Fertilizantes 2 A avaliação é de José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar. Para ele, a exploração das minas brasileiras ainda demanda tempo, mas os preços internacionais devem se estabilizar em patamar superior ao anterior a essa crise, permitindo os investimentos.

Soja As exportações deste mês deverão ficar em 7,8 milhões de toneladas, segundo estimativa da Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais). Essa previsão é feita com base no calendário de embarques programados.

Milho Para o cereal, a Anec estima exportações de 6 milhões de toneladas, o dobro do registrado em julho de 2021, quando a seca na safrinha provocou uma redução da capacidade de exportação do país.

No semestre As exportações de soja de janeiro a junho recuaram para 55,1 milhões de toneladas neste ano, abaixo dos 60,5 milhões de igual período do ano passado. As de milho subiram para 6,4 milhões, e as de trigo atingiram o recorde de 2,4 milhões.

Arroz O Brasil exportou 690 mil toneladas, com base no produto em casca, no primeiro semestre deste ano. Em 12 meses, o volume foi de 1,35 milhão de toneladas, segundo a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria de Arroz).

Solar Segundo a Absolar, a energia solar passou a ser a terceira principal fonte de energia no país, abaixo da hídrica e da eólica. A geração já soma 16,4 gigawatts.

Leite A pressão que vem do campo fez o leite longa vida subir 19,4% nos supermercados nos últimos 30 dias. Neste ano, a alta acumulada é de 41%, segundo a Fipe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.