Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities
Descrição de chapéu clima

Mercado financeiro e dados do Usda derrubam cotações dos agrícolas

Nos primeiros contratos de negociação, soja, trigo e milho caíram de 3,5% a 6,2% no dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os preços dos produtos agrícolas desabaram no mercado internacional nesta terça-feira (12). O Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou o relatório mensal de oferta e demanda, e ele veio pior do que o mercado esperava, o que ajudou a intensificar as quedas.

Em Chicago, o primeiro contrato da soja caiu 3,5%; o do milho, 6,2%; e o do trigo, 5%. Já em Nova York, o café recuou 3,3%; o algodão, 4,2%; e o açúcar, 1%.

Mas Daniele Siqueira, analista da AgRural, atribui essa queda basicamente ao mercado financeiro. As indicações de áreas e de produção já estavam dadas nos números do final do mês passado do Usda. Com isso, os fundos de investimentos já vinham saindo de suas posições.

Plantação de trigo em Krasnoyarsk, na Rússia - Ilya Naymushin/Reuters

Para ratificar o envolvimento dos fundos nessa queda, Daniele cita o milho, que, mesmo sem grandes mudanças nos números do Usda, recuou 6,8% no contrato de dezembro.

Um dos pontos de demanda, entre os fatores que poderiam influenciar a demanda, seria a queda das importações chinesas. As compras de soja do país asiático na safra 2021/22 (de outubro a setembro) devem recuar para 90 milhões de toneladas. As do período 2022/23 caem para 98 milhões.

Os números desta terça-feira do Usda indicam estoques finais de 6,3 milhões e toneladas da oleaginosa nos Estados Unidos no final da safra 2022/23, um volume 18% inferior ao divulgado anteriormente, mas acima do que o mercado previa.

Daniele diz que, além da atuação do mercado financeiro, o mercado climático também vai pesar muito nas próximas semanas neste setor. Ele vai definir a produtividade das lavouras.

Digital O que vem pela frente em termos de tecnologia para o campo que possa resultar em redução de custos, elevação de produtividade e otimização de gestão?

Digital 2 É o que a Frísia, cooperativa de Campos Gerais, região a 120 km de Curitiba, pretende discutir com cooperados e demais produtores do país.

Digital 3 Prestes a completar cem anos, e realizando o 5º encontro desse tipo com o setor, a cooperativa trouxe, desta vez, essas discussões e apresentações dos avanços das tecnologias para Curitiba, a fim de integrar mais o campo com a cidade.

Cana A moagem no centro-sul soma 188 milhões de toneladas nesta safra, que teve início em abril. O volume fica 12% abaixo do de igual período do ano passado.

Produtividade Os dados são da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), que informou também uma queda da produtividade média por hectare de 77,5 toneladas de cana por hectare, 1,2% abaixo do obtido nas lavouras do ano passado.

Etanol Nesta safra, a venda de etanol hidratado pelas usinas recuou para 4,3 bilhões de litros, um volume 8% inferior ao do mesmo período da safra 2021/22. Já as vendas do anidro subiram 9,7%, para 2,7 bilhões de litros.

Carnes As exportações dos primeiros seis dias úteis de julho indicam um avanço nos preços no mercado internacional, conforme os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Carnes 2 O preço médio para a tonelada da carne bovina foi de US$ 6.650 neste início de julho, 22% a mais do que em julho de 2021. A tonelada da carne de frango está em 2.287, com alta de 33% sobre 2021.

Fertilizantes As importações dos primeiros seis dias úteis deste mês somaram 9.680 toneladas por dia, em média, 6,3% a mais do que no ano passado. O preço do insumo está, neste ano, 104% a mais do que no mesmo período de 2021.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.