Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu machismo feminismo

Em defesa de certa masculinidade

Seriam os homens um erro da natureza, a ser erradicado pelo bem da humanidade?

Que mulher não ouviu dos pais: "minha filha, não dependa de homem!"? A maioria hoje carrega esse mantra, inverso do slogan das gerações anteriores, que seria: "arranje um bom homem que sustente sua família". É claro que, além de não depender de ninguém, das mulheres ainda se espera que casem, tenham filhos, sejam magras e bem-sucedidas. A corda não afrouxou para o lado delas, só porque ganharam a incumbência de se sustentar. Pelo contrário, cuidar da casa e dos filhos, enquanto mantêm o físico atlético e uma carreira de sucesso, é o que se espera da "nova mulher". O imperativo moderno do "tudo ao mesmo tempo agora" é tão tirânico e inalcançável para nós, pobres mortais, quanto passa de boca em boca sem titubeio. Quem ousar desafiá-lo vai recolher olhares de desprezo ou dó, seja porque não trabalha, seja porque não tem filhos, seja porque não faz ginástica... e assim vai.

Retrato parte de ensaio do fotógrafo iraniano Abbas Kowsari - Abbas Kowsari - 2006


Do outro lado da história, representando o gênero masculino, temos os imperativos que assombram os homens.

(Pausa para lembrar que a palavra "gênero" está em vias de ser banida das escolas, e se banir palavras da escola não for fascista, por favor, me expliquem o que é.)

Qual seria o mantra dos homens hoje? Arrisco: "não sejam mulherzinhas e" —​pasmem!—​ ​​ "sejam femininos".

Não sejam "mulherzinhas", leia-se, não sejam suscetíveis, afetados e medrosos. Ao mesmo tempo, sejam femininos, traduzível por: sejam sensíveis como as mulheres. O homem bacana hoje, que cuida dos filhos e da família em bases igualitárias com a mulher —​o famoso "marido Vila Madalena"—​ é aquele dotado de "alma feminina".

Se chamar uma mulher de masculina é xingá-la e chamar um homem de feminino é elogiá-lo, se "um bom pai é quase uma mãe", talvez tenhamos que repensar o que pedimos ao outro sexo. Pois a mensagem faz supor que a masculinidade é um erro a ser corrigido com... a feminilidade!

Porque no "frigir dos ovos" o que sobra é a insinuação de que homens são um erro da natureza, que devemos erradicar para o bem da espécie humana.

No divã escutamos jovens e adultos perplexos diante de um discurso que despreza sua forma de entender o mundo, sua sexualidade, sua vida afetiva, seu corpo, ao mesmo tempo em que continua a exigir-lhes o sucesso profissional e social. A confusão entre machismo e masculinidade é patente e nos faz perder grandes aliados na causa das mulheres e das minorias de gênero. Além disso, o alto índice de alcoolismo, de violência, de depressões, de suicídios e de prisões entre homens são sintomas que demonstram que estamos esquecendo de escutar algo.

O destino das mulheres está traçado, o alcancemos ou não. Ainda que exista a circuncisão feminina e os estupros aumentem pelo mundo —​só para citar alguns dos exemplos estarrecedores aos quais somos submetidas—​, todo o movimento progressista é na direção da luta pela emancipação da mulher e das minorias de gênero.

E qual seria o destino almejado para e por homens? O que eles têm a nos dizer sobre seu desejo, sua forma de sentir, de amar? Sobre seu desejo de deixar de bancar os durões sem ter que deixar de serem homens? Masculinidade e feminilidade, seja pelas tendências genéticas, seja pelas construções históricas e influências socioculturais, têm feito parte da construção das subjetividades de cada época. São formas a partir das quais os sujeitos se apresentam no mundo e com as quais, por motivos insondáveis, se identificam. Confundir a masculinidade com o machismo, exercício de um poder tirânico contra o qual devemos continuar lutando, é "jogar fora o bebê junto com a água do banho". Para esquentar a conversa, sugiro assistir à comédia francesa "Não sou um homem fácil" (Netflix). Juntos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.