Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

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Vera Iaconelli

Para quem pensa que escola é prédio

Os efeitos de nosso atraso na educação vêm paralisando o país há décadas

Quando pequena, minha filha soltou uma frase que me deixou horrorizada: "Detesto matemática". Como uma criança que está apenas começando a aprender um assunto tão rico e desafiante pode emitir uma opinião pesada dessas?

Foi preciso que um novo professor, sensível à sua dificuldade, aparecesse para reverter a situação. Chamando-a de "senhorita" carinhosamente, foi puxando o fio de seu interesse e curiosidade ao mesmo tempo em que incentivava sua perseverança. Resultado: o amor e aprendizagem da matemática.

Aula em colégio no bairro do Belém, na zona leste de São Paulo
Aula em colégio no bairro do Belém, na zona leste de São Paulo - Diego Padgurschi - 3.nov.16/Folhapress

Passado um tempo, na fila para comprar fichas da festa junina da escola, minha filha me alertou que seu professor estava na barraca.

A cena que se seguiu foi puro constrangimento. Não me furtei a derramar elogios a um senhor de chapéu de palha e cavanhaque falso, acuado em um quadrado decorado com bandeirinhas. A fila engrossava enquanto eu, emocionada, dizia tudo que penso sobre a incrível tarefa de educar e sobre seu talento pessoal. Minha filha se escondia atrás de mim, imaginando como seria voltar para escola depois de seu professor preferido ter sido assediado por sua mãe agradecida —tipo bem constrangedor. Talvez ele conte essa anedota para ilustrar embaraços da profissão.

Explico meu entusiasmo. O caso é que não se vê outra saída que não a educação para grande parte dos problemas que enfrentamos. Não há estudo relativo aos problemas no trânsito, ao voto consciente, à cidadania, ao racismo, à violência obstétrica ou às drogas que não desemboque na necessidade de investir em educação.

Educação não pode ser confundida com acúmulo de informações, obviamente, pois isso a internet oferece, e qualquer criança que já saiba sentar tem acesso a ela. Ao contrário, trata-se da capacidade de lidar criticamente com as inúmeras informações que chegam. Não temos mais como proteger nossos filhos dos conteúdos, como gostaríamos, nem como deveríamos, mas temos como ajudá-los a questionar, avaliar. Mais do que nunca o papel do mediador entre o mundo e a criança se torna fundamental. Como professores e pais, não nos furtemos do nosso papel.

Os pais têm investido pesado no ensino particular desde que a escola pública foi deixando de ser a melhor opção, destinando uma porcentagem considerável da renda familiar à escolaridade dos filhos. Isso revela um crescente reconhecimento da importância da escola? Depende do que cada um entende por "escola".
Promessas como prédios que mais parecem shoppings ou bunkers e a febre da educação bilíngue muitas vezes passam bem longe da preocupação com a qualidade da proposta pedagógica e, mais longe ainda, das condições de trabalho do profissional que se ocupa diretamente dos nossos filhos.

Lembremos que, mesmo quando a proposta pedagógica de uma escola é excelente, não são os donos do negócio que a executam. São os professores, no dia a dia com crianças e jovens, que transmitem aquilo a que desejamos tanto que eles tenham acesso: amor pelo conhecimento, espírito cooperativo, pensamento crítico.

Minhas filhas tiveram o privilégio de estudar em escolas excelentes, com instalações apropriadas e projetos pedagógicos arrojados, mas não foi aí que se deu a diferença. Foi isso que tentei expressar com excessivo entusiasmo ao professor de matemática.

Quando vamos encarar que a falta de investimento em educação vem paralisando o país ao longo de décadas e, diferentemente da greve dos caminhoneiros, não se regularizará em dias? Os jovens que saíram às ruas e escreveram manifestos em solidariedade à greve dos professores da rede particular parecem saber algo sobre isso. Sugiro que os escutemos.

 

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