Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli

Os laços que queremos

Existem saídas coletivas em tempos de networking?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um colega de escola, que você não via há anos, te localiza nas redes sociais e convida para uma reunião na casa dele. Entre curioso e nostálgico você chega para o encontro e descobre que, por trás da recepção, o intuito real é conseguir compradores para os produtos da empresa que ele representa. Essa é a típica situação na qual nos vemos reduzidos a consumidores e na qual a maior virtude que o "amigo" é capaz de reconhecer em nós é o poder aquisitivo. Laço típico dos nossos tempos, que entende o "networking" como supra sumo das relações sociais, confunde afeto com "likes" e amigos com seguidores na internet.

Conversando com um grupo de estudantes que pensa saídas coletivas para as questões atuais, ficam claras as inquietações de nosso tempo. Afinal, se entendemos os laços sociais como condição incontornável de nossa sobrevivência, como viver numa época em que eles parecem se desintegrar? E ainda, como encontrar saídas coletivas em um momento no qual a individualidade soa como bem supremo?

Executivos durante encontro de networking
Executivos durante encontro de networking - Peu Robles - 18.out.12/Folhapress

Sabemos como ações grupais podem tanto promover tragédias quanto operar transformações promissoras. Do nazismo, com sua máquina de extermínio, ao movimento feminista, que mudou as aviltantes condições de trabalho de milhões de mulheres, há exemplos para todos os gostos.

Nosso cérebro tem uma capacidade adaptativa que, para o bem e para o mal, nos fez dominar o mundo. Isso significa que somos condenados ao laço social para atualizar competências, que são muito mais potenciais do que instintivas. Sabendo da complexidade das relações humanas, aponto para dois tipos: as relações de espoliação, nos quais um tenta extorquir algo do outro em benefício próprio, ou de solidariedade, nos quais abrimos mão de algo pelo bem comum. Sem nenhuma moralização do tema, a solidariedade é, no mínimo, mais inteligente. As relações de espoliação são instáveis e nos colocam em permanente sobressalto, pois só se mantêm à força de muita opressão para evitar que o jogo vire. Além disso, mesmo a criança que foge com o brinquedo para não compartilhá-lo é capaz de perceber que brincar junto é muito mais divertido. 

Outra forma de fazer laços é organizar grupos a partir de uma figura idealizada, que nos salvaria dos males que reputamos aos outros. Fora do grupo está o inimigo comum, cuja ameaça mantém o grupo coeso. Os integrantes vivem paranoicos, se desresponsabilizam de seus atos e depositam no líder a justificativa para suas escolhas. "Estava só obedecendo ordens", dirão em própria defesa quando a conta chegar. Foi o que Adolf Eichmann, carrasco nazista, afirmou em seu julgamento. Ele tinha razão —obedecia ordens—, mas nem por isso era menos responsável por sua obediência. Já os grupamentos que visam o bem comum dispensam inimigos, pois se unem a partir de causas, não mitos, pelo tempo que for necessário para realizá-las.

Não precisamos gostar uns dos outros, mas precisamos admitir que não somos superiores a ninguém, pois a humanidade é toda medíocre mesmo. O grupo de estudantes que se reúne para discutir os laços sociais é ele mesmo uma resposta para a pergunta que fazem, por ser um exemplo de laço que se baseia na capacidade de ter a singularidade afirmada, as responsabilidades individuais assumidas e o bem comum como meta. O laço solidário só não é encampado por quem acha que "amor ao próximo" é uma questão de distância e que a família a ser protegida é unicamente a sua.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.