Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli

O parasita

Pesquisa de Elizabeth Ann Danto serve de inspiração em tempos sombrios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em setembro de 1918, Freud fez um discurso lendário no 5º Congresso Psicanalítico Internacional, em Budapeste, exortando os psicanalistas a assumirem seu compromisso com a saúde pública.

A Europa ainda vivia as atrocidades da 1ª Grande Guerra quando ele afirmou que a psicanálise, a exemplo dos demais tratamentos de saúde, deveria estar ao alcance da população gratuitamente. 

A repercussão de sua fala insuflou o atendimento psicanalítico gratuito, que já estava na pauta dos psicanalistas. 

Lembremos que nessa época o sofrimento psíquico dos combatentes era considerado covardia e falta de patriotismo.

Coube a Freud a conceituação das neuroses de guerra e a possibilidade de tratar os soldados pela análise, com resultados amplamente reconhecidos. 

Cena do filme "Parasita" (2019), de Bong Joon-ho
Cena do filme "Parasita" (2019), de Bong Joon-ho - Divulgação

As clínicas se espalharam por várias capitais europeias e tiveram a participação de mulheres pioneiras como Helen Deutsch, Anna Freud, Hermine Hug-Hellmuth, Therese Benedek e muitas outras.

Graças à colossal pesquisa de Elizabeth Ann Danto, temos acesso à história minuciosamente documentada desse movimento, que floresceu até a chegada do nazismo ao poder.

História que permaneceu esquecida pelos herdeiros de Freud em função do exílio a que os envolvidos foram forçados e da necessidade de se livrarem da fama de comunistas.

Aliás, o termo comunista sempre volta como palavrão, quando a preocupação com as minorias —maioria numérica da população— é vergonhosamente confundida com coletivização da miséria. 

Os anos 1920, chamados “anos loucos”, foram de grande ebulição artística com as composições de Schoenberg, a arquitetura de Gropius, o cinema de Eisenstein, a dança de Isadora Duncan impulsionando a modernidade. 

O que a audiência de Freud em Budapeste não poderia imaginar era que em pouco mais de uma década enfrentariam Goebbels e Hitler. Tampouco nós brasileiros imaginávamos que enfrentaríamos, cem anos depois, um secretário da Cultura neles inspirado. 

Aqui, foi necessária a reação imediata de toda a sociedade para nos livrarmos do exemplar tupiniquim da paranoia nazista que, por sua vez, deu lugar à histeria coletiva da “namoradinha do Brasil”.

O trauma pelas recentes trocas ministeriais, que têm sido da água para o vinagre, nos deixou com a política do menos pior. O que nos sustenta hoje no Brasil é a esperança de que os próximos anos desse governo-pesadelo passem logo e que a eles sobrevivamos. 

E para lembrar porque a arte é tão temida por regimes autoritários vale assistir a “Parasita” de Bong Joon-ho (2019).

No que tange à impossibilidade dos miseráveis se inserirem no mercado de trabalho, a Coreia do Sul é nossa alma gêmea. A família do filme é trambiqueira, desonesta e faz qualquer picaretagem para conseguir, basicamente, trabalho. 

Que nos sirva de inspiração, então, o livro de Danto, recém-traduzido para o português como “As Clínicas Públicas de Freud: Psicanálise e justiça social” (Perspectiva, 2019), cuja leitura reproduziu o arrebatamento do discurso de Freud sobre os jovens psicanalistas brasileiros —os que se sentem indignados com o recrudescimento da violência de Estado, com o mal disfarçado discurso nazista e com a precarização dos serviços públicos. 

Para a psicanálise o homem está condenado à repetição —como constatamos nos fatos históricos— e só o ato ético singular é capaz de romper essa cadeia infernal.

O ato de Freud foi revelar que do inconsciente ninguém escapa e que, ao tentar fazê-lo, criamos os bodes expiatórios de ocasião. Qual é o nosso?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.