Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota

Intervenção e assassinato empurram debate eleitoral para terreno perigoso

Em todo o mundo, choques de insegurança alimentam a direita intolerante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2013, uma onda de protestos da esquerda acabou despertando, como resultado inesperado, um movimento de direita que mudou a política brasileira. Parece que os astros se combinam para pregar uma peça parecida agora.

 

A opção de Michel Temer de decretar a intervenção no Rio naturalmente se alinhava com a sua pretensão política de recuperar popularidade, se não para disputar a reeleição, ao menos para ganhar peso nas negociações sobre a sua sucessão.

A reação do público, ainda antes do assassinato da vereadora Marielle Franco, frustrou o plano. Os brasileiros endossam em massa a intervenção, mas não dão colher de chá ao presidente, cuja aprovação continua entre as piores já registradas.

O efeito mais importante do decreto até aqui foi o de federalizar de uma vez por todas o tema da insegurança.

Então ocorreu o massacre da representante do PSOL. Uma rede de solidariedade mais ampla que a dos simpatizantes da esquerda se formou para repudiar o crime estúpido. A esquerda pensa, como pensava no início das marchas de 2013, que ganhou uma bandeira de luta política.

Mas o impacto político e eleitoral de um assassinato ocorrido há apenas cinco dias ainda está longe de poder ser aquilatado. O episódio desgasta o governo Temer? É possível, mas machucar o que já está esfolado não vai significar grande feito.

E se a coisa funcionar ao contrário do que deseja o progressismo? E se ajudar a aprofundar no eleitor a sensação de insegurança e a convicção sobre o fracasso das forças regulares da ordem, bem como dos partidos e candidatos que a têm representado?

No mundo de hoje, choques de insegurança que acometem uma sociedade —pela via do terror, do crime ou da migração— tendem a empurrar o pêndulo da política para a direita intolerante. No Brasil será diferente?

Jair Bolsonaro esfrega as mãos ante a perspectiva de jogar em casa as partidas decisivas desta eleição.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.