Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota

Itália mostra que política constrói e destrói o sucesso das nações

Na marcha dos séculos, o sucesso de um país é o estágio efêmero anterior a uma longa derrocada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com urna em primeiro plano, foto mostra mulher contando votos da eleição italiana em Nápoles, no sul do país
Mulher conta votos da eleição italiana em Nápoles, no sul do país - Cesare Abbate/ANSA via Associated Press
São Paulo

A Itália, palco de eleição neste domingo (4), parece um teste de laboratório para o postulado de que, na marcha dos séculos, o sucesso de uma nação é o estágio efêmero anterior a uma longa derrocada. No caso italiano, berço e campa do maior império da antiguidade, o raio pode cair duas vezes no mesmo local.

A demografia da península contrasta até mesmo com o padrão da velha Europa. Para cada cem italianos adultos em idade de trabalhar, há hoje 41 na faixa da aposentadoria. O indicador europeu (32) está 22% abaixo; o brasileiro (15), 63%.

Ao longo das próximas décadas, a dependência da população idosa em relação à trabalhadora vai crescer. Em meados do século 21, a ONU estima que um grupo de cem italianos terá de produzir os bens e os serviços para sustentar, além de a si próprio e a seus filhos, 72 de seus compatriotas com 65 anos ou mais de idade.

Na economia política do envelhecimento, a Itália está para a Europa como o Japão para a Ásia. A renda per capita de japoneses e italianos corria colada à média dos países desenvolvidos até o fim do século 20, quando começou a declinar. O Japão, onde a fatia de idosos é ainda maior que na Itália, no entanto perdeu menos.

Na confusão de plataformas deste pleito italiano, com uma mixórdia de novos entrantes, governantes desgastados e oligarcas redivivos, nada parece apontar para arranjos capazes de contra-arrestar os vetores dessa decadência secular.

O salto no bem-estar da humanidade a partir do final do século 19 é tributário do que ocorreu em cidades italianas como Gênova e Veneza alguns séculos antes. Inovações nas regras do comércio ergueram uma floresta de transações e especializações onde antes havia deserto.

Italianos de hoje e de outrora mostram que os acordos entre os homens, a chamada política, podem conduzir toda a sociedade a resultados muito diversos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.