Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota
Descrição de chapéu

Candidato de centro pode ganhar Planalto e encarar centrão no Congresso

Prisão de Lula descomprime cenário e aprofunda dilema no PT

O Datafolha deste domingo (15) mostra que a prisão de Lula não intensificou os vetores que apontam para os extremos antiestablishment. Atuou no sentido contrário, como válvula de uma descompressão que talvez esteja no início.

A perspectiva de que o cacife eleitoral do ex-presidente decaia com o tempo aprofunda o dilema do PT. Quanto mais energia gasta na reiteração fanática de lealdade a seu líder religioso, menor o poder de barganha da legenda para o pleito de outubro.

A alta do teor de temperança na disputa também se vê no estancamento do fenômeno Bolsonaro e na confirmação de sua baixa viabilidade num hipotético segundo turno. A contingência sorri mais uma vez para Marina Silva, ela mesma emblema de moderação.

Se Ciro Gomes se portou até aqui como patrocinador de ideias e retórica excêntricas, a possibilidade de ter dois competidores fortes pelo voto da centro-esquerda e dos pobres (Marina e o ex-ministro Joaquim Barbosa) sugere correção de rota.

O desafio à frente dos tucanos não é menor. A aposta com Alckmin é uma daquelas em que se pode perder ou ganhar muito, com poucas hipóteses intermediárias. O fracasso do ex-governador seria provavelmente também um desastre para a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, ameaçada de encolher fortemente.

No modelo atual, o partido que insiste numa aventura presidencial malfadada arrisca-se ao nanismo no Congresso Nacional, pois os fundos públicos para custear campanhas majoritárias e proporcionais vêm do mesmo pote.

Siglas como PP, PR, PSD e DEM vão jogar o jogo que maximiza bancadas na Câmara e devem ser bem-sucedidas. Se o quadro indica maior probabilidade de vitória de um moderado no Planalto, o centrão já ganhou a corrida parlamentar de 18.

Governar com o Congresso do centrão será assustadoramente difícil, a despeito de quem se eleja presidente.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.