Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota
Descrição de chapéu

Filme dos vingadores tem vilão malthusiano

Pessimismo populacional de Malthus (1766-1834), cujas ideias costumam ser subavaliadas, povoa a mente do genocida espacial Thanos

​O arquivilão Thanos quer exterminar metade da população do universo, mas para isso terá de derrotar a mais povoada coleção de super-heróis já reunida no cinema.

“Vingadores: Guerra Infinita”, mais um estouro de bilheteria a explorar a sede de mitos e celebridades destes tempos, tem um antagonista malthusiano. A criatura da Marvel adere ao genocídio para harmonizar a vida intergaláctica à finitude dos recursos.

 

Embora  no método  Thanos  seja bem  mais  radical  que  Thomas  Malthus (1766-1834), ambos partilham  do pessimismo demográfico e pregam o controle populacional. O brucutu espacial, que sorteia suas vítimas, é mais democrático que o padre inglês, preocupado com a reprodução dos mais pobres.

Malthus, rebaixado no cânone intelectual, costuma ser subavaliado. A sua ideia de competição destrutiva por recursos escassos foi incorporada por Darwin na famosa teoria.

Não há dúvida também de que haja forças latentes de rápido crescimento nas espécies à espera de incidentes ambientais que as ativem. Quando a sorte muda e a reviravolta do meio externo encontra uma população expandida, o ajuste tende a ser violento.

Morticínios na União Soviética e na China, após o colapso agropecuário resultante de ações revolucionárias, foram fatos malthusianos. As severas restrições alimentares e as ondas de saque na esteira da seca e da abrupta estagnação da renda no Nordeste do Brasil nos anos 1980 também.

Outro insight presente nos ensaios de Malthus, o de que não há crescimento populacional ilimitado, ajudou os biólogos a desenvolverem modelos mais fiéis ao desenvolvimento das epidemias, por exemplo.

Adaptando-os ao mundo dos negócios, analistas preveem com boa eficácia como se comportará o mercado de um produto novo de grande apelo ao consumidor, como o dos smartphones no Brasil ou o dos filmes dos vingadores no planeta Terra.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.