Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota
Descrição de chapéu

Recaída populista nos caminhões lembra apogeu do governo Sarney

Em 1986, empresários gananciosos eram o problema; hoje, establishment político é o inimigo imaginário

Em língua franca, a maldição rogada por Deus contra o homem enxotado do paraíso foi esta: “Rala, desgraçado, e depois retorna para a lama da qual vieste”.

O Brasil remou, remou, remou e voltou para o seu lodaçal arquetípico, localizado na década de 1980. Naquela época, sonhávamos com derrotar a inflação num só golpe.

Os inimigos da pátria eram banqueiros internacionais e empresários locais gananciosos. Porrada neles, ordenou o governo Sarney. Em 1986, o PMDB do presidente maranhense arrebatou respaldo na sociedade, no Congresso e nos estados como nenhum outro partido depois.

Fiscais da Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento) colocam cartaz e interditam estabelecimento comercial autuado por desrespeitar o congelamento de preços do Plano Cruzado, na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro
Fiscais da Sunab (Superintendência Nacional do Abastecimento) colocam cartaz e interditam estabelecimento comercial autuado por desrespeitar o congelamento de preços do Plano Cruzado, na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro - Rogério Carneiro - 17.jul.1986/Folhapress

Congelem-se os preços, reprimam-se os remarcadores, confisquem-se os bois dos sabotadores. No auge, o Cruzado fez jus ao nome pela cruzada empreendida por políticos, autoridades e população em transe contra os infiéis que lhes negavam acesso à terra santa da estabilidade.

O governo de hoje, premido pelo descrédito, atende de modo parecido ao lobby dos caminhoneiros, embalados no apoio de uma opinião pública que sonha com o Éden. Tabelem-se fretes e quem sabe os combustíveis, multem-se os postos que não derem desconto no diesel.

Voltam as siglas da burocracia do abastecimento. Sob Sarney, fiscais da Sunab levavam consumidores à glória e varejistas ao terror. Agora a Conab dará de bandeja fatia gorda de seus fretes a um grupo rebelado.

Há 32 anos, brasileiros cheios de civismo entoavam o hino pátrio em supermercados rendidos. Na semana passada, grevistas briosos cantavam os versos nas estradas.

Nos dois casos, acreditavam que estavam mudando para melhor o país ao combater um inimigo comum que impedia a realização dos desejos do povo. Empresários nos anos 1980; o establishment político hoje.

Em ambas as ocasiões, estavam apenas repassando a conta do porre nacionalista para a fatia mais desprotegida dos usuários dos serviços públicos e as futuras gerações. Na democracia, o inferno somos nós.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.