Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota

Novo ministro da Educação escreveu crítica do autoritarismo

Ricardo Vélez Rodríguez, adepto do liberalismo clássico, analisou em livro a tradição despótica gaúcha que influenciou a ditadura Vargas

O futuro ministro Ricardo Vélez Rodríguez estreará na pasta da Educação mal conectado à massa de conhecimentos empíricos que se consolidou nas últimas décadas acerca dos principais problemas do ensino básico brasileiro e das terapias para enfrentá-los.

Poderá aproximar-se dela agora. Recursos intelectuais não lhe faltam, a julgar por um de seus trabalhos, “Castilhismo: uma Filosofia da República”. É uma boa resenha crítica sobre uma linhagem do autoritarismo nacional parida no Rio Grande do Sul no fim do século 19, batizada em alusão ao precursor Júlio de Castilhos (1860-1903).

Quadro de Júlio de Castilhos, de 1913 - Reprodução

O líder republicano gaúcho, formado em direito em São Paulo, fundou uma das mais influentes tradições políticas brasileiras. Repaginou o velho caudilhismo hispânico com a dicção do então emergente positivismo do francês Auguste Comte.

Castilhos divergiu dos positivistas moderados ao defender a tutela do Estado, encarnado num líder visionário, sobre o indivíduo para assegurar o progresso social. O sistema representativo e o Parlamento, os quais identificava ao regime imperial, eram seus alvos diletos.

Derrotado na primeira constituinte nacional da República, Castilhos fixou seus preceitos cesaristas na Carta estadual gaúcha de 1891. Lá esmagou a oposição à base de força e fraude e iniciou uma corrente despótica seguida pelo governador Borges de Medeiros, pelo senador Pinheiro Machado e pelo ditador Getúlio Vargas, a estrela da turma.

No livro, Vélez se mostra um adepto do liberalismo clássico de John Locke e Alexis de Tocqueville a criticar os descaminhos autoritários percorridos por um ramo do pensamento e da prática política no Brasil. Homenageia a democracia representativa, o papel do Legislativo, a separação dos Poderes e as amplas liberdades civis.

Não seria sem custo reputacional, portanto, que enveredaria por aventuras censoras preconizadas pelos fanáticos da “escola sem partido”.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.