Vinicius Mota

Secretário de Redação da Folha, foi editor de Opinião. É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Mota

Não vai ter golpe, vai ter jogo

Adversários precisam fazer mais política se quiserem barrar projeto autoritário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifestante pró-governo exibe cartaz com repúdio ao centrão durante ato na avenida Paulista
Manifestante pró-governo exibe cartaz com repúdio ao centrão durante ato na avenida Paulista - Carolina Linhares - 26.mai.2019/Folhapress

Não vai ter golpe, mas vai ter jogo. E o time dos brucutus, que decerto preferiria o golpe, começou a jogar faz um tempinho com a enorme vantagem de estar sentado na estrepitosa máquina do Executivo federal. Eis o que parece hoje o teatro de operações da política nacional.

Nesse tabuleiro, ameaçar com as baionetas, mesmo quando elas não passam de peças decorativas que aludem a um passado obtuso, traz benefícios menores para o grupo no poder. Hipnotiza, com aroma artificial de pólvora, a turma da testosterona e talvez intimide algum adversário.

Mas a retórica do arreganho produz seu maior efeito, para o situacionismo, quando leva muitas forças que poderiam estar trabalhando na concretude da política para isolar e enfraquecer o bolsonarismo a preocupar-se mais com a preservação do enquadramento do regime e menos com o que ocorre em seu miolo.

Talvez não haja escapatória para os democratas. No nosso presidencialismo, o chefe eleito do Executivo, mesmo fraco como Jair Bolsonaro, detém o monopólio do megafone nacional, e isso desde sempre.

Se ele aponta para os quartéis, é inescapável preocupar-se com isso. Saibam todos, no entanto, que o governo Bolsonaro mudou quando, há alguns meses, viu que se aproximava a degola do impeachment. Ele agora opera em modo dual. Enquanto grita “fogo!”, compra apoio parlamentar na moeda de sempre. E essa moeda funciona no nosso sistema.

Se sobreviver até novembro, nomeará seu primeiro ministro para o Supremo Tribunal Federal, o mais duro e coeso obstáculo ao desvario bolsonarista até aqui. Em fevereiro, vai entrar com tudo na disputa das presidências da Câmara e do Senado.

Caso o fôlego dure até julho do ano que vem, mais um magistrado no STF. E quem sabe chegar a 2022 em condições de disputar a reeleição.

Esse é o projeto bolsonarista, em que está diluído o risco da deterioração do regime. Para barrá-lo, os adversários precisam fazer política. Manifestos não bastam. É arregaçar a manga, cooptar o centrão e mirar 342 votos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.