Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu petrobras

Perguntas para pensar a greve

Governo já deu respostas erradas: vai pagar a conta da crise com dinheiro que não tem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michel Temer fez uma operação tapa-buraco a fim de dar cabo da paradeira no transporte de carga, um remendo tão ruim quanto esses que disfarçam as crateras das estradas brasileiras.

Assim, na noite de quinta-feira (24), o governo deu algumas respostas a esse questionário para pensar a greve. Caminhoneiros e empresas com dificuldades para repassar aos preços a alta de custos do diesel queriam passar a conta para o Tesouro Nacional. Conseguiram, em parte.

O governo vai deixar de cobrar a Cide sobre o diesel; vai bancar o desconto que a Petrobras der para o combustível. Isso vai implicar uma combinação de: 1) aumento da dívida pública e do gasto com juros; 2) corte de gastos em outra área; 3) aumento de impostos para alguém.

Qual a opção preferida? Não é, nem de longe, a única pergunta que ajuda a pensar esta crise.
Imagine-se que empresas clientes de fretes de caminhão, transportadoras e caminhoneiros autônomos conseguissem repassar o aumento de seus custos com o diesel para os preços que cobram. Então haveria greve?

Por que tantas associações empresariais que não são do ramo de transporte apoiam a greve? Reflitam sobre a questão anterior.

Por que as empresas não conseguem repassar o aumento de custos para os preços? A recessão é parte da resposta. No caso de transportadoras e caminhoneiros, um excesso de oferta também ajuda a explicar.

Em suma, está sobrando caminhão.

Existe conluio entre as empresas que contratam serviços de transporte, acordo para não aceitar aumento de preços?

Vários candidatos a presidente da República criticam a política de preços da Petrobras. Deve-se então entender que, no governo, vão interferir nos preços da petroleira?

O controle de preços da Petrobras pode diminuir o seu faturamento. Além disso, ingerência pesada do governo pode fazer com que a empresa tenha de pagar mais pelos empréstimos que toma. A estatal então teria menos capacidade de investir em pesquisa e exploração de petróleo. O que os candidatos a presidente favoráveis à intervenção na empresa têm a dizer a respeito?

Os candidatos acreditam que a baixa do preço dos combustíveis da Petrobras por meio de interferência do governo compensa a redução do investimento e da rentabilidade da empresa? Têm dados que banquem a tese?  

Vários políticos, da oposição ao governismo, acreditam que o Orçamento do governo federal tem uma “sobra” neste ano, o que permitiria bancar a queda do preço do diesel e, talvez, até de outros combustíveis.

É, por exemplo, o argumento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pré-candidato a presidente da República pelo DEM. Onde está a sobra, se o governo tem déficit, se gasta mais do que arrecada mesmo se descontada a despesa com o pagamento de juros da dívida pública?

No último ano, o investimento em obras do governo (PAC) caiu ainda mais, outros 17%. A despesa com saúde caiu 2,6%. Na educação, queda de 3,2%. O governo teve de cortar para que o déficit não fosse ainda maior. Onde está a sobra?

O fim do imposto sindical, que afeta federações de sindicatos de trabalhadores e empresas, tem a ver com os ânimos sindicais do setor de transportes nesta greve, talvez locaute?

No começo da semana passada, caminhoneiros avisaram o Planalto de que poderiam fazer greve. Por que o governo deixou a crise explodir? Onde estava o pessoal de informações e do Gabinete de Segurança Institucional? Jogando peteca?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.