Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Bolsonaro bate no teto

Presidente quer dinheiro extra para 'fazer algo'; Guedes e Maia dizem não, por ora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro pediu mesmo a seus economistas que estudem a revisão do teto de gastos. O presidente insinuou a ideia, na manhã desta quarta-feira (4), confirmada de tarde por seu porta-voz e por gente do Planalto.

Qualquer que seja a solução que o governo encaminhe, haverá risco de tumulto, do político ao financeiro. A primeira tentativa será a de acelerar as medidas de contenção de despesa obrigatória, que não devem entrar em vigor a tempo de evitar penúrias.

Até uma meia dúzia de economistas-padrão (“ortodoxos” etc.) aceita a hipótese de rever o teto antes de 2026, data prevista na lei. Mas essa autorização de gasto extra, dizem, deveria ser limitada ao aumento da despesa em obras e reavivar o crescimento, não em gastos correntes do governo.

Dado o limite constitucional para o crescimento da despesa total, o crescimento da despesa obrigatória (Previdência, salários etc.) deixa cada vez menos dinheiro para investir em estradas ou pagar a conta de luz dos quartéis, no comentário característico de Bolsonaro.

O ministro Paulo Guedes (Economia) e companhia como de costume responderam que é possível evitar a paralisação de partes do governo a partir de 2020 com medidas que evitem o crescimento das despesas obrigatórias. Bolsonaro retrucou que é preciso não apenas limitar o gasto obrigatório mas também abrir um espaço para o “governo poder fazer alguma coisa”.

Guedes quer diminuir o tamanho do funcionalismo federal, na prática algo muito difícil de fazer hoje em dia, e reduzir o gasto com salários. Para facilitar o expediente, precisa de uma emenda constitucional, que dificilmente passaria neste ano, se tanto.

A esse respeito, é instrutivo notar que uma economia radical com servidores ainda seria insuficiente, dado o tamanho da penúria. 

A despesa com folha (ativos e aposentados, civis e militares) está crescendo ao ritmo anual de R$ 16 bilhões. É o dinheiro que o pessoal da Economia está catando neste ano apenas para evitar desastres como não haver dinheiro para universidades ou pagar o serviço de tecnologia de informação para o governo. 

Para que houvesse economia relevante, seria preciso congelar a despesa com folha de pessoal por uns três anos, sem aumento nem pela inflação. Difícil.

Guedes quer acabar com o reajuste obrigatório de qualquer despesa, como se sabe. Por exemplo, o gasto federal mínimo com saúde e educação é reajustado pela inflação. Para dar cabo disso, quer propor em breve outra emenda constitucional.

O governo não consegue fazer superávit primário (receita maior do que despesa, afora juros) desde 2014 e tão cedo não conseguirá. O teto foi uma espécie de moratória do superávit. Estava fadado a ser furado, sabia-se desde 2016, mas o fracasso da reforma da Previdência em 2017 e o fiasco do crescimento anteciparam a hipótese de desabamento.

“Um dia, chega-se lá, ao superávit, paciência, temos o teto, um método de ajuste de contas gradual, mas obrigatório”, era a ideia vendida aos credores, que a aceitaram (tanto que as taxas de juros ficaram comportadas). Se o governo propuser um furo no teto, o que vai se passar com juros e câmbio?

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, “premiê” das reformas, aliado de Guedes no assunto, diz que vai recusar a revisão do teto, embora lideranças do Congresso tenham ficado animadas com a ideia. 

A dúvida é: se essa conversa continuar, Guedes e equipe vão rever a posição ou vão embora?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.