Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu
inflação juros

Banco Central mira dólar e dá choquezinho nos juros, além do esperado no mercado

Alta foi inesperada, é atitude de risco e mira o dólar, diz gente do mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Banco Central resolveu fazer barba, cabelo e bigode com um choquezinho de juros. A taxa básica de juros da economia, a Selic, passou da mínima histórica de 2% ao ano para 2,75%, alta além da esperada por opiniões reputadas da praça.

O BC ainda se comprometeu com outro aumento de 0,75 ponto percentual em sua reunião de maio. Não quis deixar dúvida alguma para especulações de que poderia tolerar inflação. Tem gente de alto nível no mundo da finança que qualificou a decisão como “arriscada”, com o objetivo imediato de conter a desvalorização do real.

Taxa básica de juros da economia passou da mínima histórica de 2% ao ano para 2,75%
Taxa básica de juros da economia passou da mínima histórica de 2% ao ano para 2,75% - Núlceo de Imagem

Ficam outras tantas dúvidas, como as sequelas de uma elevação assim rápida da Selic, em particular no crédito para pequenas e médias empresas. Não é certo que mesmo uma alta acelerada da Selic possa conter a desvalorização da moeda (“atraindo” mais dólares). O dólar sobe por efeitos externos, dúvidas duradouras sobre o que será da dívida pública e por bolsonarices.

Outra questão é de onde o BC tirou a ideia de que “indicadores recentes” da atividade econômica, “em particular a divulgação do PIB do quarto trimestre” (nada recente, aliás), “continuaram indicando recuperação consistente da economia, a despeito da redução dos programas de recomposição de renda”.

Claro, o BC diz que esses indícios ainda não levam em conta o efeito da onda ainda mais mortífera de Covid-19 e que a incerteza “permanece acima da usual, sobretudo para o primeiro e segundo trimestres deste ano”. No entanto, os números de janeiro foram fracos. Em março e abril, o medo da morte e as restrições oficiais a negócios e à circulação vão fazer grande estrago.

Para um executivo de grande banco, que prefere não se identificar, o BC “está mirando câmbio [quer valorizar o real]. Estratégia arriscada”. Quanto à interpretação da atividade econômica, “não faz sentido. A pandemia vai piorar. Deram peso zero para isso”.

Sede do Banco Central, em Brasília - Sérgio Lima - 20.set.2013/Folhapress

Um outro alto executivo da praça vai em linha parecida.

“O Banco Central não quer ser percebido como ‘dove’ [pomba, mais tolerante com inflação, no jargão da finança]. O mercado estava acreditando em [alta de] 50 pontos, o BC deu mais e já anunciou outros 75. Interveio pesado no dólar nos últimos dias. Quer ganhar o jogo sendo mais ‘hawk’ [falcão, intolerante com inflação]. Quer se valer do efeito dessas intervenções, da PEC Emergencial, que manteve o teto, e do Fed para apreciar a moeda. Legítimo, mas não era essa a comunicação recente do BC”, argumenta.

“Pode dar muito certo, mas é uma atitude que deixa margem zero de manobra: caso o câmbio se deprecie [o real se desvalorize], o mercado vai pedir mais 100 na próxima reunião do Copom [mais 1 ponto percentual na Selic, em vez de 0,75] e o BC terá de entregar. Mas é bom ressaltar: ‘traders’ [operadores do mercado de dinheiro] aqui e lá fora dizem que a coisa pode dar certo”, diz esse outro executivo da finança.

Não haveria como o Banco Central não reagir ao choque inflacionário. A dúvida óbvia é o tamanho da dose do remédio e de suas sequelas em uma economia que perdeu ritmo e opera em nível de produção ainda inferior ao do início da epidemia, quando, recorde-se, crescia pouco e já desacelerava.

No mais, o BC sublinhou com tinta um tanto mais forte seu alerta contínuo de que, se houver mexida no “teto” de gastos, o caldo azeda ainda mais.

Nas contas do Banco Central, no seu “cenário básico”, a inflação iria a 5% no final deste 2021 (com a Selic subindo o previsto pelo mercado, a 4,25% em dezembro, com o preço do dólar seguindo uma medida ajustada de inflação, a paridade de poder de compra).

A meta de inflação para 2021 é 3,75%, com limite superior em 5,25%. O BC disse em seu comunicado que a alta da Selic pode contribuir para segurar a inflação ainda neste ano, o que é bem incerto, para dizer o menos.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.