Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire
Descrição de chapéu ameaça autoritária

As ameaças de violência no 7 de Setembro e depois são o bolsonarismo em ação

Bolsonaro tem trincheiras bem cavadas, ocupadas por setores sociais animados por um projeto reacionário de longo alcance

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Suponha-se que no 7 de Setembro bolsonarista não aconteçam quebra-quebras, mortes, quarteladas ou motins. Admita-se que uma nova promessa golpista de Jair Bolsonaro seja tratada mais uma vez com covardia conivente. Para por aí?

Provavelmente, virá mais do mesmo, a mistura de golpismo tateante com o programa reacionário da Grande Involução. Bolsonaro não é um raio em dia de céu azul.

Parece que a extrema direita vai juntar gente bastante para incutir em parte do país o receio de que pode promover baderna subversiva nas ruas. Bolsonaro terá sido então capaz também de fazer propaganda para reanimar o rebanho.

Parece não ser o suficiente para um ataque frontal, decisivo, contra a democracia, mesmo degradada. Mas ao menos Bolsonaro mostrará capacidade de ao menos manter sua guerra de posição, uma tentativa improvável, tosca e avacalhada, mas perigosa, de conseguir hegemonia, como se fora um Gramsci influencer em molho de TV mundo cão, para citar o comunista que é anátema para o semiletrado bozismo.

Bolsonaro tem trincheiras bem cavadas, ocupadas por setores sociais animados por um projeto reacionário de longo alcance. Quanto às escaramuças, à luta mais cotidiana na Justiça, na economia ou no Congresso, Bolsonaro ainda tem meios de evitar derrotas maiores ou de empatar os jogos.

A esquerda ingênua, abilolada ou apenas ignorante diz que houve “apagão” na economia, quando há uma recuperação, de fato socialmente perversa e menos do que medíocre em 22, mas que pode dar pontos a Bolsonaro, assim como favores do Congresso podem ajudá-lo a comprar votos com planos sociais demagógicos. A Justiça apenas ameaça o presidente com processos letais, jamais concluídos, contra ele ou a família, acusada de ser uma quadrilha sórdida.

Bolsonaro ainda tem grande apoio empresarial, em especial de “homens novos” (ou novos-ricos). Empresários “críticos” não querem bater de frente com o governo e estão divididos; muitos toleraram o programa bolsonarista quase inteiro, reagindo enfim apenas à ameaça explícita de ditadura.

Os donos das grandes igrejas evangélicas estão quase todos com ele, assim como o agro ogro, os militares dinheiristas e adeptos do porão, as polícias quase milicianas, os revoltados com a diversidade humana etc. Mudanças socioeconômicas e demográficas, entre outras, engordaram muitos desses grupos, que agora querem poder político real e prestígio.

Esses grupos apoiam o projeto reacionário que Bolsonaro aproveitou para encarnar em 2018, a Grande Involução. No “tipo ideal”, são adeptos de uma espécie de guerra de todos contra todos (que chamam de “liberdade”), supervisionada por um déspota. São a favor de armas; Bolsonaro afirma que é adepto da guerra civil, da tortura e do estupro como instrumento político.

São avessos a regulações estatais civilizatórias, das trabalhistas às ambientais, passando pelas regras de trânsito. Acham, muitos com bons motivos, que o Estado é apenas estorvo e espoliação, sentimento que, no entanto, se traduz apenas em empreendedorismo selvagem, desejo de Justiça com as próprias mãos e o desprezo pelo debate racional na esfera pública (e pela ciência, pela universidade etc.). Alguns tantos são machistas e racistas.

Outros são pobres ressentidos pela frustração das promessas de uma breve e precária democracia social. O colapso econômico e estatal multiplicou um lumpesinato sem remédio, um precariado autoritário e uma população periférica que vive entre a cruz evangélica e a espada policial-miliciana.

O bolsonarismo é uma ilusão ainda com grande futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.